domingo, 22 de julho de 2012

Cigarro e fumança são os principais causadores da DPOC



20/07/2012 - 17:04
Cerca 90 mil sergipanos possuem o diagnóstico e não sabem
Pneumologista demonstra exame (Foto: Portal Infonet)
O tabagismo e a exposição ao fogão à lenha são as principais causas apontadas para desenvolvimento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A Sociedade Sergipana  de Pneumologia e Tisiologia alerta que cerca  90 mil sergipanos possuem o diagnóstico e não sabem. O levantamento é realizado com base no número de fumantes no Estado, que são os principais alvos da DPOC.


A DPOC está relacionada, principalmente, ao  uso contínuo do cigarro, mas  há casos em Sergipe de pacientes que desenvolveram a doença  por causa do  contato com o fogão à lenha. De acordo com o presidente da Sociedade Sergipana de Pneumologia e Tisiologia, José Barreto, as substâncias do carvão contribuem para o desenvolvimento da doença. “O carvão libera uma substância que podem levar a doença pulmonar crônica. O contato contínuo pode desencadear a doença, se não houver tratamento pode levar até a morte. Estes pacientes que desenvolvem  a doença por este fator geralmente moram no interior de Sergipe”, alerta.

Fumantes e ex-fumantes são os principais alvos da doença pulmonar
Os fumantes e ex-fumantes acima de 40 anos também são alvos da DPOC. A Sociedade Sergipana de Pneumonia e Tisiologia avalia que um fumante que usa um maço de cigarro  por dia em 20 anos é um candidato a ter doença pulmonar. Como também desencadeiam outras doenças como câncer de pulmão. Os fumantes passivos também podem desenvolver a DPOC e até uma asma.


Os dados recentes sobre apontam a doença pulmonar como a 10º doença que causa mortalidade no mundo. “Os casos têm aumentado no mundo todo porque as pessoas continuam fumando, não procuram o médico no início dos sintomas e abandonam o tratamento. Uma doença silenciosa que atinge mais os homens,  porém nos últimos 20 anos a mulher tem fumado mais”, afirma José Barreto.



Prevenção



No dia 4 de agosto será realizado o III Mutirão de Espirometria no Hospital Universitário (HU). O objetivo do mutirão é diagnosticar a doença e evitar a sua evolução. Segundo José Barreto, nos dois últimos mutirões 350 pacientes foram atendidos. “Houve uma grande demanda para realização do exame. E dos pacientes atendidos nos últimos mutirões cerca de 20% apresentaram o diagnóstico”, revela o pneumologista José Barreto.

Aparelho digital indica as alterações no pulmão
O exame de espirometria será realizado gratuitamente no HU a partir das 7h. Em clínica popular o preço do exame varia de R$ 50 a R$ 100. Os exames podem ser realizados todos os dias no HU ou pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no Cemar. O exame ajuda no diagnóstico da doença e evita a sua evolução.


Além do exame de espirometria as pessoas podem tomar alguns cuidados para prevenir contra a doença pulmonar. A Sociedade Sergipana de Pneumonia e Tisiologia recomenda evitar contato com o fogão à lenha e parar de fumar. Em Sergipe pelo menos 15% dos pacientes que fumam desenvolvem esta doença.



Sintomas



Cansaço e tosses leves com secreção clara podem ser sinais de alerta. Com a evolução da doença pulmonar outros sintomas aparecem como a falta de ar. Em alguns, além da tosse surge os chiados no peito, chamados de sibilos. Se não houver um tratamento adequado, o quadro pode evoluir levando a morte. Os pacientes com estes sintomas devem procurar o médico para realização do tratamento.

Por Adriana Freitas e Allana Andrade