segunda-feira, 30 de julho de 2012

Américas Shopping, no Rio de Janeiro, recebeu o certificado Aqua (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini


23/Julho/2012

Shopping no Rio de Janeiro recebe certificação Aqua



Empreendimento disponibilizará, entre outros itens, pontos de energia fotovoltaica para carregar aparelhos celulares




Aline Rocha





Divulgação
O Américas Shopping, no Rio de Janeiro, recebeu o certificado Aqua (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini, na fase Programa.  O espaço, que está sendo construído no bairro do Recreio, terá fachada verde e tanque para reter a água da chuva, além de outros dispositivos sustentáveis.


O shopping de 124 mil m² de área total terá ainda quatro claraboias para maior iluminação natural, pontos de energia solar fotovoltaica para carregar aparelhos celulares e ar-condicionado com baixo consumo de energia. No estacionamento de 2.500 vagas serão implantadas lâmpadas de LED para sinalizar se as vagas estão disponíveis (luz verde) ou ocupadas (luz vermelha). De acordo com a construtora, a tecnologia é sustentável, pois faz com que o cliente gaste menos combustível procurando por lugares no estacionamento.
O Américas Shopping ficará pronto no primeiro trimestre de 2013 e está sendo construído pela Ecia. O projeto prevê 220 lojas, ambientes de estar, salas de cinema 3D e um teatro.
A certificação AQUA também tem outras duas etapas: Concepção e Realização, que analisam soluções sustentáveis desde o planejamento até a construção do edifício. Entre as exigências, estão a gestão do canteiro de obras e seus resíduos, gestão de energia e conforto térmico.