terça-feira, 12 de junho de 2012

Usina de Reciclagem de Entulho (URE Hortolândia)


31/Maio/2012

Hortolândia, em São Paulo, inaugura usina de reciclagem de materiais de construção



Capacidade de produção da usina será de 320 toneladas por dia, recebendo tijolos e blocos de obras da região



Aline Rocha





Divulgação
A cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, acaba de inaugurar sua Usina de Reciclagem de Entulho (URE Hortolândia), que irá reaproveitar o lixo proveniente da construção civil em obras da cidade e da região. O projeto foi feito pela prefeitura em parceira com o Instituto Nova Agora de Cidadania (Inac), Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com investimento total de R$ 3 milhões.
A usina terá centro de recepção, triagem, processamento e transbordo. Com capacidade de produção de 320 toneladas de material por dia, irá transformar tijolos, blocos, argamassa, concreto e material cerâmico em areia, pedras e bicas corridas. O material reciclado será revendido, com preço reduzido.
Além de Hortolândia, mais sete municípios da região irão depositar seus resíduos na usina. Entre eles, estão Sumaré, Americana e Santa Barbara d'Oeste. A usina espera gerar cerca de 160 empregos diretos e indiretos para a execução de atividades internas de triagem, pesagem, controle e processamento de resíduos.
O projeto faz parte da primeira etapa do Programa SIGAH (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), que também prevê a construção de uma usina de processamento dos resíduos urbanos, cooperativa de reciclagem e usina de processamento de biodiesel e pneus, entre outras ações.