sábado, 9 de junho de 2012

Telha de fibrocimento X telha de aço



Telha de fibrocimento X telha de aço



Confira a opinião de duas construtoras e de uma professora da Poli-USP sobre estes dois tipos de cobertura

http://revista.construcaomercado.com.br/guia/habitacao-financiamento-imobiliario/131/telha-de-fibrocimento-x-telha-de-aco-confira-a-259985-1.asp

Aline Mariane

Fotos: Marcelo Scandaroli
Telha de fibrocimento
PRÓSCONTRAS
Luiz Alexandre Reis Silva engenheiro civil da Brasal Incorporações
As telhas de fibrocimento estão disponíveis em diversos tamanhos e espessuras. São duráveis e de fácil manuseio. Podem ser pintadas para melhorar a estética ou o comportamento térmico do telhado. São resistentes a atmosferas agressivas, não sofrendo, por exemplo, o efeito da corrosão. Apresentam ótimo desempenho acústico e elevada resistência mecânica.
Oferecem menor conforto térmico. Em alguns casos podem trincar por conta das vibrações da estrutura. Acumulam umidade, o que aumenta o peso da telha.




Felipe Fujinami Omuro engenheiro civil do departamento de engenharia e planejamento da incorporadora e construtora MBigucci
As telhas de fibrocimento se destacam devido ao ótimo desempenho acústico. Certos modelos podem ser utilizados para fechamento lateral. Apresentam diversos tamanhos e espessuras, além de alta resistência mecânica. Apresentam também um conjunto de peças complementares para fixação e acabamento nas diversas partes do telhado.
Se o projeto da edificação não for executado com cautela, há risco de os ambientes ficarem pouco ventilados e as temperaturas internas subirem demais. Embora as telhas de fibrocimento sejam relativamente baratas, algumas peças são mais pesadas que as telhas de outros materiais (cerca de 170 N/m² a 250 N/m²), o que pode tornar o custo da estrutura mais alto, em especial, nas terças e tesouras.
Mercia Maria Bottura de Barros docente do departamento de engenharia de construção civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Apenas se pode falar em desempenho de produto aplicado. Não se avalia o desempenho de telhas, mas sim o do telhado. São inúmeros os tipos de telhas de aço e de fibrocimento que, se adequadamente associadas a outros elementos do telhado, podem fornecer ao edifício desempenho semelhante.
As telhas de fibrocimento têm um custo unitário menor que as de aço. Por isso são muito mais utilizadas em construções de baixo custo. Mas o fato de serem mais baratas não significa, necessariamente, que o telhado também o será, pois o telhado é uma composição do custo da telha e dos elementos de estruturação. Telhas de fibrocimento de maiores dimensões (tipo calhetão, por exemplo) podem vencer grandes vãos. É um material de fácil manuseio, tal qual a telha de aço.
Têm maior espessura que a telha de aço, o que pode implicar aumento do peso. Além disso, telhas de fibrocimento de grandes dimensões são mais caras que as tradicionais onduladas do mesmo material.

















Telha de aço
PRÓSCONTRAS
Luiz Alexandre Reis Silva
A telha de aço é incombustível, ou seja, não propaga fogo. É fornecida sob medida, possui alta resistência e durabilidade e não retém umidade. Não trinca com o tempo em estruturas sujeitas a vibrações. Proporciona maior conforto térmico. Possibilita a utilização de estruturas de aço mais leves, ajudando a reduzir os custos do sistema.
Oferece menor conforto acústico. Dependendo do meio onde for aplicada, sofre efeitos de corrosão.




Felipe Fujinami Omuro
A MBigucci não utiliza este material e preferiu não se pronunciar a respeito.
Mercia Maria Bottura de Barros
A telha metálica pode ser utilizada em grandes vãos, pela sua leveza e forma. Existem telhas metálicas do tipo sanduíche, isto é, com uma camada isolante térmica e acústica entre duas lâminas metálicas. Isso pode resultar numa cobertura com desempenho térmico e acústico superior aos dos telhados de fibrocimento. Pode ser mais leve que a telha de fibrocimento e é de fácil manuseio. Os componentes metálicos podem ser produzidos em comprimentos segundo o projeto, o que pode minimizar a necessidade de sobreposição; por isso, podem ter uma inclinação ainda menor que as de fibrocimento.
Têm custo unitário maior que as de fibrocimento. Além disso, a cobertura metálica pode ter desempenho acústico muito inferior, sobretudo em situações de chuva. Para evitar este problema, a telha deverá ser provida de material isolante.