terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio de Janeiro dos sonhos em 2030


18/06/2012 - 18h28

Estudo projeta o Rio de Janeiro dos sonhos

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1106621-estudo-projeta-o-rio-de-janeiro-dos-sonhos.shtml


EDUARDO GERAQUE
ENVIADO ESPECIAL AO RIO


Espaços públicos para caminhar. Favelas urbanizadas e, onde o terreno permitir, verticalizadas. Transporte público integrado a bicicletas e a pequenos veículos elétricos, usados principalmente onde ônibus ou metrô não chegam.


O cenário descrito acima é uma mistura de sonho e projeções reais e pode ser o Rio de Janeiro de 2030, quando a Copa do Mundo e os jogos olímpicos já fizerem parte da história da cidade.
De acordo com um estudo produzido pela empresa Siemens, divulgado parcialmente nesta segunda-feira (18) na Rio+20, o Rio do futuro será a capital de turismo de negócios da América Latina (título hoje comumente dado a São Paulo) e um centro de produção de alta tecnologia. "Um símbolo de desenvolvimento sustentável", afirma Paulo Stark, presidente da Siemens no Brasil.
O lado inovador dos cariocas, segundo a estimativa, poderá surgir nos setores de petróleo é gás, tecnologia da informação e biotecnologia.
O executivo desmente que tais projeções seja apenas para saber onde a empresa que ele preside poderá vender sua tecnologia.
"Usamos uma metodologia que nós aplicamos internamente há dez anos. Agora, resolvemos fazer isso para uma cidade, pela primeira vez no mundo, independente dos nossos negócios", disse Stark à Folha.
O estudo é baseado na avaliação de 80 especialistas, que conhecem os meandros do Rio de Janeiro.
No item transporte, a tecnologia dos veículos elétricos terá um papel importante na cidade, diz o executivo, dentro dos cenários traçados pelos especialistas. Aliado ao uso do álcool, também considerado uma fonte combustível pouco poluente.