sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rio anuncia criação de parque e unidades de polícia ambiental

http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/rio20/noticias/0,,OI5835268-EI20323,00-Rio+anuncia+criacao+de+parque+e+unidades+de+policia+ambiental.html


13 de junho de 2012 • 21h34 




O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quarta-feira a criação do Parque da Pedra Selada, na região do Médio Paraíba, e a implementação de unidades de Policiamento Ambiental (Upams) para atuar nos parques e florestas do Rio, evitando ações de desmatamento e construções irregulares em áreas de Mata Atlântica.


De acordo com Minc, os decretos que criam o parque e as Upams serão assinados pelo governador Sérgio Cabral durante a Rio+20, no pavilhão do governo do Estado, no Parque dos Atletas.
"O Parque Estadual da Serra Pelada, na área da Serra da Mantiqueira, vai unir a Pedra Selada ao Parque Nacional de Itatiaia. Isso vai reforçar o ecoturismo na região. A criação das unidades de Policiamento Ambiental nos nossos parques estaduais, em parceria com a Secretaria de Segurança, também vai incrementar o ecoturismo", avaliou.
Minc disse que o governador também vai assinar o decreto que institui metas de redução das emissões de carbono por setores econômicos do Rio de Janeiro. "Vamos mostrar que o Rio de Janeiro tem metas de redução das emissões de carbono. A gente quer que o planeta tenha pelo menos 30% de energia renovável. Temos que influir para que saia daqui (da Rio+20) uma declaração sólida em prol do meio ambiente".
O secretário anunciou ainda mais duas iniciativas no Estado na área ambiental: a Bolsa de Ativos Ambientais do Rio de Janeiro (BV-Rio) e o Polo Verde. O polo será construído na extensão do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, e vai reunir empresas de ponta e um centro de pesquisas para estimular negócios sustentáveis. A BV-Rio é uma plataforma de negócios para promover o mercado de ativos verdes no Rio de Janeiro.

Rio+20
Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Composta por três momentos, a Rio+20 vai até o dia 15 com foco principal na discussão entre representantes governamentais sobre os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. A partir do dia 16 e até 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.
Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.