sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pequeno Guia de Consumo em Um Mundo Pequeno: "Águas engarrafadas são em média 10 mil vezes mais caras que as da torneira e essa indústria coloca em risco as nascentes"...

15/06/2012-13h31

Guia ensina práticas de consumo mais sustentáveis

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1105220-guia-ensina-praticas-de-consumo-mais-sustentaveis.shtml

LUCAS VETTORAZZO
DO RIO

Atualizado às 15h36.
Consumir é uma das necessidades básicas do ser humano, mas o consumismo, que é quando as pessoas adquirem produtos que vão além de suas reais demandas, é uma das principais causas para a insustentabilidade no mundo.
Com o intuito de educar a população para um prática de consumo mais responsável, o WWF Brasil criou o Pequeno Guia de Consumo em Um Mundo Pequeno, livrinho de bolso com 37 páginas de dicas simples que podem fazer a diferença.
Leia mais no Especial Rio+20
Folha lança aplicativo sobre a Rio+20 para smartphone
Conte à Folha como sua vida é 'sustentável'
Greenpeace quer recolher 1,4 mi de assinaturas
Empresários discutem conciliar produção e ambiente
Plano da Petrobras aumenta investimento em energia suja
Leitor afirma que políticos agem na contramão da Rio+20
"Decidimos criar esse guia porque vimos que a maioria dos programas incentivavam a reciclagem de materiais. Nossa intenção é atentar para a necessidade de se reduzir a quantidade de materiais em circulação. Isso não quer dizer redução de consumo, mas sim um consumo mais eficiente, no qual o consumidor cobra do fabricante mais responsabilidade em seus processos e adota práticas mais limpas em seu dia-a-dia", afirmou Fábio Cidrin, coordenador do Programa de Educação para Sociedades Sustentáveis, da WWF-Brasil.
O guia pode ser lido via internet (www.wwf.org.br) ou fisicamente. A organização imprimiu 17 mil guias em português e outros 3 mil em inglês e espanhol para distribuição na Rio+20.
A Folha separou 15 dicas para seus leitores:
Cartas fora do baralho:
Cancele o envio de correspondência que não lhe interessa, como malas diretas, propagandas e extratos impressos.
Quem está no comando?
A TV ou você? Assuma o controle da TV e aprenda, serenamente, a desligá-la com mais frequência. Os canais são financiados por propagandas pró-consumo. Quando o produto é realmente necessário, não precisa de propaganda. ("Você já viu propaganda de banana?", provoca o guia).
Brinquedo ou brincadeira?
Brinquedos com pilha brincam sozinhos. Bons brinquedos são aqueles que instigam o raciocínio, a curiosidade e permitem interação. O melhor brinquedo para os seus filhos é você.
Renove a carga:
Pilhas precisam de muita energia para serem fabricadas e nos devolvem pouca. Quando descartadas, podem contaminar o solo e os recursos hídricos. Opte por pilhas recarregáveis e consulte o fabricante para saber onde descartá-las.
Descondicione-se:
No trabalho, que tal instituir o dia sem terno e gravata? Ter água fresca à mão e consumir produtos menos calóricos nos dias mais quentes pode ser uma das formas para evitar recorrer ao uso do ar-condicionado.
Dê folga à motosserra:
Revise os documentos na tela antes de imprimir. Use apenas a quantidade de papel necessária. Imprima frente e verso.
Você não está tão sujo assim:
Quantos minutos --e quantos litros d'água -- você realmente precisa para tomar banho? Que tal fechar a torneira enquanto se ensaboar e lavar a cabeça? Aproveite para cantar enquanto estiver se vestindo.
Limpeza ou perfume:
Se você lava o seu corpo com água e sabonete, por que precisa desinfetar e higienizar sua casa com tantos produtos tóxicos? Cuidado com o exagero.
Toda a água é mineral:
Portanto, tome água "torneiral". Exija do seu governo que a água que chega à sua residência é potável. Águas engarrafadas são em média 10 mil vezes mais caras que as da torneira e essa indústria coloca em risco as nascentes.
Você consegue:
Tente ser vegetariano uma vez por semana. Você vai perceber que não precisa de muita carne, cuja produção gera grande impacto ambiental.
Conhecimento da vó:
De que adianta evitar comprar alimentos com muita embalagem e depois guardar as sobras em papel alumínio, isopor ou em filme plásticos? Substitua estes embrulhos descartáveis por potes com tampas.
Fique perto da sua comida:
Do mundo ao prato, nosso alimento percorre grande distâncias. Dê preferência aos produtos cultivados em sua região.
Bruxaria ecológica:
Há séculos, sem nenhum apelo de marketing, a vassoura é a melhor opção para limpar o chão. Com ela é possível fazer mágica na casa, no quintal, na calçada, sem usar mangueira e gastar tanta água.
Mexa e remexa sem demolir:
Evite reformas meramente estéticas em sua casa. Elas promovem muito lixo e entulho. Promova benfeitorias que deixarão seu imóvel mais sustentável.
Mais comida, menos lixo:
Escolha estabelecimentos que empreguem utensílios duráveis. Aos amantes de comida japonesa, por exemplo, por que não evitar de usar os pausinhos (hashis) descartáveis? Habitue-se a levar o seu. Certeza que o canudo é indispensável? Mexa seu suco com uma colher. Cobre dos restaurantes que não usem sacos para embrulhar os talheres ou bandejas forradas com papel.