domingo, 17 de junho de 2012

Padrões de construção verde


http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=23&Cod=1132

Por Flávia Saad


O green building se refere a empreendimentos verdes, que adotam medidas sustentáveis em sua concepção, construção, operação e manutenção. Normas de construção verde se concentram em fazer edifícios residenciais e comerciais saudáveis para seus ocupantes e para o meio ambiente.


Muitos construtores e projetistas estão implementando padrões de construção verde em seus projetos para criar prédios que utilizam materiais ecológicos, e são altamente eficientes em termos energéticos e têm excelente qualidade de ar.



As mais importantes normas do Green Building Council, órgão global que rege as construções sustentáveis, seguem os seguintes cinco valores principais:

Sustentabilidade: um edifício deve fazer uso de recursos e tecnologia sustentáveis.

Equidade: o projeto deve mostrar respeito para com a comunidade e as culturas co-existentes nele. Os planos devem ser feitos com todos os níveis socioeconômicos em mente.

Inclusão: o green building incentiva o envolvimento da comunidade no projeto do edifício e de sua manutenção.

Progresso: o design deve ter resultados mensuráveis de impacto de um edifício sobre o meio ambiente, comunidade e economia da área.

Conectividade: o projeto do edifício verde deve respeitar a relação entre o homem e a natureza e reconhecer a sua liderança sobre ele.


Responsabilidade, transparência, liderança, inovação e integridade são os principais pilares das normas de construção verde. Em agosto de 1998, o GBC estabeleceu o padrão Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), um sistema para a concepção e implementação de normas de construção verde.

O LEED define padrões uniformes de voluntários, que levam o projeto do edifício todo em consideração. Usando um sistema de pontuação, que premia os construtores cuja inovação traz avanços no campo da construção verde. O objetivo é fazer com que os padrões de construção sejam uma forma viável de construção aceito pelo mainstream, não apenas pelos ambientalistas. 

Existem cinco áreas em que um prédio é avaliado pelo LEED: localização sustentável, a eficiência de água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade ambiental interna. Os níveis de certificação começam em Certified e progridem para Silver, Gold e Platinum, que é o mais elevado.

Muitos pensam que os padrões de construção verde são de custo proibitivo. Embora não haja um claro aumento no custo da construção, os proponentes da construção verde citam estudos que comprovam economia a longo prazo. A economia de energia de que gozam os proprietários de prédios verdes se traduz em custos mais baixos, além da capacidade de alugar o espaço residencial e comercial para os inquilinos mais saudáveis e satisfeitos.

De acordo com um relatório, um investimento inicial extra de 2% no projeto de construção verde representa uma economia de 20% sobre o custo total de construção ao longo da vida do edifício.

Os benefícios são quantificáveis em saúde e produtividade, custo de operação e manutenção, economia de utilidades e de economia nas emissões. Edifícios construídos com padrões de construção verdes mostram um aumento de dois para 16% em produtividade do trabalhador. 

Alguns edifícios que aderem a padrões de construção verdes utilizam aquecimento geotérmico e sistemas de refrigeração, sistemas de reciclagem de água, claraboias ou iluminação natural, energia solar ou eólica, aumento da ventilação, produtos de madeira sustentáveis e ar duplamente filtrado. Restos de construção são, muitas vezes, reciclados por outros construtores para usar em projetos futuros. 

Globalmente, há vários projetos que são registrados pelo LEED, usando padrões de construção verde em 24 países.




Fonte:www.manutencaoesuprimentos.com.br




Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Mais artigos sobre este mesmo tema: