quinta-feira, 21 de junho de 2012

"O texto representa o consenso, é o resultado de grande esforço de conciliação para avançarmos concretamente em direção ao futuro que queremos"



Líderes de países posam para foto oficial; veja as imagens do dia



20/06/2012 - 17h30

Dilma diz que texto final avançou em pontos importantes



DENISE LUNA
ISABEL FLECK
DO RIO

Durante seu discurso oficial de abertura da cúpula dos líderes de Estado da ONU na Rio+20, a presidente Dilma Rousseff disse que o texto redigido pelo Brasil, mesmo tendo sido criticado por ONGs, avançou em pontos importantes. Ela também pediu "compromissos firmes" para que os resultados apareçam.



"Sabemos que o custo da inação é maior do que o das medidas necessárias. Nossa conferência deve gerar compromissos firmes". afirmou.
Segundo Dilma, o documento avançou em assuntos como a discriminação racial, ponto que não tinha sido anteriormente tocado. "O texto representa o consenso, é o resultado de grande esforço de conciliação para avançarmos concretamente em direção ao futuro que queremos". Ela citou também o tema da erradicação da pobreza e o fortalecimento do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). "Criamos um fórum de alto nível, fortalecemos o Pnuma, que agora terá melhores condições para exercer sua função".
A presidente, contudo, alertou para o risco, diante da crise financeira, do protecionismo e de políticas de ajuste que "atingem a parte mais frágil da sociedade". "Em um momento de incertezas, é forte a tentação de tornar absolutos os interesses nacionais. A disposição política para acordos vinculantes fica muito fragilizada."
Dilma destacou ainda que a conferência do Rio se caracterizou por uma maior participação da sociedade civil. "Desde já, essa é a maior conferência das Nações Unidas em termos de participação. Estamos em um novo momento, de mudanças profundas e atitudes coletivas".
A presidente finalizou dando as boas-vindas aos representantes das nações presentes e desejando "energia e coragem" para os trabalhos nos próximos dias.