quinta-feira, 21 de junho de 2012

Escola estadual de São Paulo recebe certificação por soluções sustentáveis


14/Junho/2012
http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/escola-estadual-de-sao-paulo-recebe-certificacao-por-solucoes-sustentaveis-260827-1.asp 

Entre os itens adotados, está o reaproveitamento de blocos de concreto para construção do contrapiso


Aline Rocha



Divulgação: Aqua
A Escola Estadual Ilha da Juventude, localizada na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo, foi certificada pelo Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental). O edifício foi entregue pelo governo no dia 16 de maio.

As soluções sustentáveis de processos construtivos foram: utilização de elementos pré-fabricados e de materiais de origem próxima à obra, com até 300 km de distância. No canteiro de obras, foi elaborado um Plano de Geração de Resíduos da Construção Civil, que destinou corretamente os resíduos, e o reaproveitamento dos restos de argamassa e pedaços de blocos de concreto no aterramento e contrapiso.
Para diminuir o impacto de ruídos e interferência do som das quadras poliesportivas nas salas de aula, foram utilizados isolantes acústicos no contrapiso da quadra, além da instalação de forro mineral nos corredores das salas. Já na fachada, foram instaladas telhas metálicas perfuradas com função de brise , melhorando o conforto térmico da escola.
Participaram do projeto as empresas: Inovatech Engenharia, consultora de soluções sustentáveis para a construção civil, Metrópole, escritório de arquitetura responsável pela execução do projeto padrão, e Projeto Paulista, responsável pela implantação.