sábado, 12 de maio de 2012

Workshop sobre Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários


http://agencia.fapesp.br/15557

08/05/2012
Agência FAPESP – A Embrapa Meio Ambiente realizará, nos dias 12 a 14 de junho, um workshop sobre Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários.
O objetivo do encontro é discutir os impactos das mudanças climáticas sobre a produção agrícola, considerando os efeitos da temperatura, aumento da concentração de dióxido de carbono do ar, radiação UV-B e a distribuição geográfica e temporal.
Voltado para pesquisadores, estudantes, profissionais interessados e agricultores, a programação do evento será composta por palestras e apresentações de resultados de pesquisas realizadas na área no Brasil.
No último dia do workshop, os participantes terão a oportunidade de conhecer um experimento inédito no país, denominado “Free Air Carbon Dioxide Enrichment” (Face), que está avaliando os efeitos do aumento da concentração do dióxido de carbono atmosférico sobre plantas de café e a ocorrência de pragas, doenças e plantas daninhas.
O experimento abrange uma área de 6,5 hectares plantados, há dois anos, com café da variedade Catuai Vermelho – IAC144, onde foram montados 12 anéis com 10m de diâmetro, numa distância de 70m entre cada um, sendo 6 deles com injeção de CO2 e seis, sem CO2 adicional.
Dentro dos anéis foram plantadas, há um ano, a mesma variedade de café intercalada com outra, a Obatã. A injeção de CO2 teve início em 25 de agosto de 2011 e, de acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, os primeiros resultados já estão começando a ser gerados.
O evento será realizado no auditório Paulo Choji Kitamura da Embrapa Meio Ambiente, localizada na Rod. Campinas Mogi-Mirim, km 127,5, em Jaguariúna – SP.
Mais informações e inscrições: www.cnpma.embrapa.br/climapest/workshop.html