quinta-feira, 24 de maio de 2012

Veta tudim, dona Dirma!...


Chico Bento pede para Dilma vetar o novo código florestal


Postado em 22/05/2012 às 12h00

Maurício de Sousa utilizou o seu twitter @mauriciodesousa e seu personagem, para protestar contra as alterações no Código Florestal.

Juntando-se ao coro de entidades ambientalistas e listas de pedidos da sociedade civil, o famoso personagem de Mauricio de Sousa pede o veto do novo Código Florestal aprovado pelo Congresso.
Maurício de Sousa utilizou o seu twitter @mauriciodesousa e seu personagem, para protestar contra as alterações no Código Florestal, que se aprovadas, terão impacto negativo no meio ambiente. Isso acontece justamente na proximidade da Rio+20, Conferência Mundial sobre a Sustentabilidade no Planeta, que colocará o Brasil na mídia mundial.
A proposta de alteração do Código Florestal chegou à presidente Dilma Rousseff no início deste mês. Após ser aprovado na Câmara dos Deputados, no final de abril, o texto está agora nas mãos da autoridade máxima brasileira, para que seja decidido o futuro de sua aplicação.
A presidente é a única pessoa que tem o poder para vetar ou aprovar o Código Florestal. Por isso, desde a última semana, ativistas estão se mobilizando para cobrar que Dilma vete a proposta, com o intuito de proteger as florestas. A campanha inicial era definida pela hashtag #vetadilma. No entanto, após as decisões dos deputados, que beneficiam claramente os produtores rurais, o mote mudou para #vetatudodilma.
O principal meio de manifestação das pessoas que são contra as mudanças no Código Florestal é a internet. Em sua maioria, as manifestações ocorrem através das redes sociais, sobretudo pelo Twitter e Facebook.
Figuras políticas importantes já se manifestaram sobre o tema. A ex-candidata à presidência Marina Silva usou a frase em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo. A publicação também foi enfática ao dizer que “algo está muito errado quando a maioria dos parlamentares, na contramão da vontade da maioria da sociedade, prefere um modelo de desenvolvimento que, em razão do lucro rápido, compromete o futuro do próprio país”.
A presidente Dilma também foi pressionada pela atriz Camila Pitanga, que estava apresentando a cerimônia de um evento. Ela pediu licença à autoridade e disse claramente: “Veta, Dilma”. Em contrapartida a presidente apenas sorriu.
O prazo para o veredicto de Dilma expira nesta sexta-feira (25). No final deste período ela deverá dizer se veta, neste caso também será necessário apresentar as novas diretrizes, ou se aprova a proposta como veio da Câmara. Caso a presidente opte pela aprovação, a nova lei já será sancionada no mesmo dia.
Redação CicloVivo

Leia também