sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vazamento de chorume


30/04/2012 08h56- Atualizado em 30/04/2012 08h56

Vazamento de chorume leva polícia ao Aterro Pajoan, na Grande SP

Cetesb ainda avalia os impactos ambientais em Itaquaquecetuba.
Aterro poderá receber uma nova multa.




O Aterro Pajoan, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, voltou a apresentar problemas neste fim de semana. Houve vazamento de chorume -- líquido gerado a partir da decomposição do lixo. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) avalia os impactos ambientais e calcula o valor da multa que será aplicada à empresa que administra o aterro.
Moradores registraram quando um rio de chorume vazava pela passagem de pedestres, que fica atrás do Aterro Pajoan. “Quando eles viram o que estava acontecendo, que a gente começou a flagrar tudo, aí eles começaram a vir com as máquinas aqui para baixo e começaram a tirar”, conta o motorista Rogério Seleti.
Máquinas da empresa tentavam conter o vazamento quando a Polícia Ambiental chegou ao local. Segundo os moradores, o chorume vazou durante três horas e boa parte dele foi parar dentro do Córrego do Taboãozinho.
Para Milton Campos, engenheiro da Cetesb, a forte chuva de sábado (28) contribuiu para encharcar o solo do aterro. O volume de chorume aumentou e acabou vazando de um dos três tanques de contenção do aterro, que já apresentava problemas. “Um erro de manobra interna dos operadores do aterro ocasionou um aumento de volume no tanque, que atingiu uma tubulação. Caiu em uma caixa, que estava danificada por falta de manutenção, e atingiu a via pública e o corpo d’água”.