sexta-feira, 4 de maio de 2012

UNEP - SBCI 2012 AGM e Simpósio Eficiência no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis



O Sustainable Buildings and Climate Initiative (SBCI), entidade ligada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediará seu simpósio anual de 2012 na cidade de São Paulo. O evento está sendo organizado juntamente com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS, Sindicato da Habitação - Secovi-SP, Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo – SH, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente - SVMA, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU e o Ministério das Cidades – Mcidades. 

A programação do evento conta com diferentes atividades para cada dia:

• 12 – AGM: reunião restrita a membros do SBCI;
• 13 – Simpósio aberto ao público: nesse dia o evento será aberto e gratuito, no formato de painéis temáticos compostos por especialistas das diversas áreas 
• 14 – Visita guiada: restrita a membros do SBCI.

O simpósio do dia 13 de junho será realizado no Sesc-Pinheiros e trará como tema Eficiência e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis. O simpósio receberá palestrantes de todo o mundo para abordar temas relacionados ao setor de construção e seu impacto em energia, uso de recursos naturais, economia verde e visão geral sobre objetivos do desenvolvimento sustentável no setor.

Agendado para preceder a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a ser realizada no Rio de Janeiro nos dias 20 a 22 de junho, o evento será uma grande plataforma para especialistas e tomadores de decisão, em nível local, nacional e internacional, apresentarem e discutirem oportunidades relevantes para promoção e avanço do desenvolvimento sustentável no setor de construção. Um destaque para o evento é o painel sobre o papel das cidades na promoção de construções sustentáveis. O simpósio atrairá representantes de ministérios, ONGs, institutos de pesquisa, associações profissionais e indivíduos do setor público e privado. 

  • Por que participar?

    • Envolva-se, compartilhe e aprenda sobre soluções integradas de vanguarda aos desafios urbanos interconectados que enfrentamos
    • Amplie sua rede de contatos
    • Discuta as diferentes experiências de diversos países

  • Publico alvo:

    • Arquitetos, engenheiros e projetistas;
    • Profissionais, pesquisa e desenvolvimento;
    • Construtores, Incorporadores;
    • Fabricantes de materiais, componentes e equipamentos;
    • Agentes Financeiros;
    • Representantes de entidades profissionais, empresariais, terceiro setor e governamentais;
    • Formuladores de políticas públicas e de fomento à pesquisa;
    • Docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia civil, arquitetura e áreas afins.

3/Maio/2012

Simpósio em São Paulo discute construção sustentável


Evento organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente acontece dia 13 de junho


Da Redação

Estão abertas as inscrições para o simpósio "Eficiência no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis", criado pelo SBCI (Sustainable Buildings and Climate Initiative), entidade ligada ao Unep (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). O evento ocorrerá no dia 13 de junho, no Sesc-Pinheiros, na cidade de São Paulo, e faz parte da reunião anual da organização, que será constituída também por uma assembleia - restrita a membros do SBCI - no dia anterior.
Os temas destacados no simpósio têm como objetivo debater o papel do setor de construção na eficiência das cidades, economia verde e a influência de ferramentas e políticas públicas na promoção de construções sustentáveis, com a apresentação de iniciativas aplicadas em outras partes do mundo.
Coorganizado pelo CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável),  pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), pelo Ministério das Cidades, pela Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo, pelo CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e pela SVMA (Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente), com o apoio institucional do Sesc-SP e apoio local da Viação Metropolitana, o evento pretende atrair representantes de ministérios, ONGs, institutos de pesquisa, associações e profissionais do setor público e privado.


Serviço
Reunião anual da Unep-SBCI (United Nations Environment Programme-Sustainable Buildings and Climate Initiative)
Tema do simpósio: Eficiência no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis
Data: 13 de junho de 2012
Horário: das 9h00 às 18h30
Local: rua Paes Leme, nº 195, Sesc-Pinheiros - São Paulo
Telefone: 11 3095-9400
Evento aberto ao público