sábado, 26 de maio de 2012

SP terá primeiro hospital público para cães e gatos do Brasil



Postado em 25/05/2012 às 09h00

O hospital funcionará em um prédio que pertence à Anclivepa, a própria associação já tinha planos de criar um hospital. Então a união das ideias foi favorável para acelerar este processo. l Foto: Actorsuares
O primeiro hospital público para cães e gatos do Brasil será inaugurado no Tatuapé, Zona Leste de cidade de São Paulo. O projeto foi proposto pelo vereador Roberto Tripoli (PV). A Prefeitura estima que atualmente a população total de cães e gatos em São Paulo seja de três milhões.
O projeto integra as ações da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, criada na última quarta-feira (23), pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD). A instituição deve ser subordinada diretamente ao gabinete do Secretário da Saúde e terá orçamento proveniente de verbas municipais.
A clínica para cães e gatos será formalizada na próxima semana, quando a Prefeitura e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP) assinarem um contrato. A entidade ficará responsável por cuidar da gestão do hospital.
De acordo com o conselheiro da Anclivepa, Wilson Grassi Júnior, a ação é inédita e espera que sirva de inspiração para outras cidades. O hospital atenderá animais de famílias carentes e também servirá como escola para alunos de cursos de especialização veterinária ministrados pela associação.
O hospital funcionará em um prédio que pertence à Anclivepa, a própria associação já tinha planos de criar um hospital. Então a união das ideias foi favorável para acelerar este processo. "A Prefeitura nos procurou para que uníssemos nossos projetos. Assim, poderemos potencializar nossas ações", disse Júnior ao G1.
A solenidade aconteceu no Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ), acompanhado do vereador Tripoli, até então, o único local de atendimento, proteção e encaminhamento de animais na capital paulista.
Para implementar o hospital público o vereador Tripoli conseguiu R$ 10 milhões no orçamento de 2012. O convênio com a Anclivepa-SP, que será assinado na próxima semana, também foi fundamental para a concretização do projeto.
“Humanos e animais têm os mesmos sentimentos e dores, diferindo somente na forma de se comunicar e merece respaldo e cuidados, inclusive do poder público, com atendimento veterinário gratuito”, afirmou Tripoli durante o evento.
A luta do vereador foi elogiada pelo prefeito Gilberto Kassab. “Quando ele chega com uma nova proposta para os animais, já sabemos que é para melhorar o atendimento, para somar. E sabemos que a proposta vai se consolidar, pois a obstinação do Tripoli pelos animais é extraordinária”.
Após o acordo ser assinado, o hospital terá 30 dias para entrar em funcionamento. Com informações da jornalista Regina Macedo e G1.
Redação CicloVivo

Leia também