quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sem comentários...


Parlamento Europeu cancela ida à Rio+20

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-05-08/parlamento-europeu-cancela-ida-a-rio20.html

Deputado afirma que Brasil deveria intervir no preço dos hotéis, por exemplo, para evitar que conferência seja um fracasso

EFE | - Atualizada às


O Parlamento Europeu decidiu nesta terça-feira (8) cancelar a ida da delegação de deputados à Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho, devido ao elevado custo da viagem.
A medida foi tomada pelos coordenadores da Comissão do Meio Ambiente da instituição, que constataram que os gastos seriam muito elevados e injustificáveis num período de crise. "O Parlamento cancelou sua delegação na Rio+20 pelos custos excessivos. O Brasil deveria realmente controlar os custos para evitar um grande fracasso", afirmou hoje pelo Twitter o deputado holandês Gerben-Jan Gerbrandy.

Gerbrandy se mostrou "decepcionado" pelos abusos do setor hoteleiro da cidade, que pedia até 600 euros por noite, e considerou que o governo brasileiro deveria intervir nesta situação, sobretudo levando em conta a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.


Veja a cobertura completa sobre a conferência Rio+20, que acontece em junho

Num debate realizado na Comissão do Meio Ambiente em 26 de abril, o eurodeputado alemão Matthias Groote explicou que o preço estimado da hospedagem da delegação teria aumentado de 10 mil euros previstos inicialmente para 100 mil euros.
Na ocasião, os coordenadores decidiram enviar apenas um eurodeputado para a conferência, mas hoje cancelaram totalmente a missão. Onze eurodeputados viriam inicialmente para a Rio+20.

"Os organizadores mudam as condições constantemente, pedem que as reservas sejam feitas por uma semana completa, apesar de não precisarmos deste tempo", lamentou Groote durante o debate.



A organização também não teria oferecido aos deputados europeus uma sala de reuniões, segundo o socialista alemão. "É uma pena que os organizadores, e não só eles, nos tenham levado a isto. Quando se quer convidar o mundo inteiro é preciso tratar os convidados de outra maneira", criticou.