quinta-feira, 31 de maio de 2012

Programa ajuda fumantes a largarem o vício na região de Sorocaba, SP


31/05/2012 07h08- Atualizado em 31/05/2012 07h08

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/05/programa-ajuda-fumantes-largarem-o-vicio-na-regiao-de-sorocaba-sp.html

Projeto contra tabagismo em Sorocaba, já ajudou 70% dos pacientes.
Em Jundiaí, programa já contribuiu com 65% dos fumantes.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Projeto ajuda pessoas a parar de fumar em Marília.  (Foto: globonews)
Projeto ajuda pessoas a parar de fumar
. (Foto: globonews)


Nesta quinta-feira (31) é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada há 25 anos para alertar a população sobre os riscos causados pelo consumo do cigarro.

Em Sorocaba (SP) diversas atividades serão realizadas, durante o dia, para ajudar no combate ao vício. Na cidade, um programa contra o tabagismo tem ajudado pessoas viciadas em cigarro a deixarem o vício.

O projeto do Ministério da Saúde capacita profissionais da saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer e funciona desde 2009. São realizadas reuniões em grupos, no Ambulatório de Saúde Mental. Cada grupo de 20 participantes tem orientações durante oito semanas.

A turma é coordenada por dois médicos, três psicólogos, dois enfermeiros, um assistente social e um farmacêutico. Durante as reuniões, além de palestras e troca de experiências, os participantes recebem medicamentos para tratamento e combate à dependência, como adesivos de nicotina, pastilhas, goma de mascar, entre outros.

Segundo a prefeitura, a média de pessoas que participam do Programa e abandonam o hábito de fumar gira em torno de 60% a 70%. Atualmente, três grupos participam do programa e, na próxima semana, têm início outros três.

Em 2011, cerca de 160 pessoas participaram do programa no Ambulatório e a maioria largou o vício. As pessoas interessadas em participar devem se inscrever no do Ambulatório de Saúde Mental, na Rua Rio Grande do Sul, 394, no bairro Vergueiro. Pode haver lista de espera. Assim que cada grupo finaliza as oito semanas de atendimento, outro tem início.


A cidade de Jundiaí (SP) também conta com um programa de assistência ao viciado em cigarro. De acordo com a Secretaria de Saúde, desde 2007, 65% dos pacientes já deixaram o vício. O Programa inclui sessões de terapias e palestras para um grupo de pessoas. Interessados em participar podem ligar na Secretaria de Saúde da cidade (11) 4589 8400


Brasil
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres)