domingo, 27 de maio de 2012

Prefeitura debate formas de ampliar e incentivar agricultura orgânica na cidade


25 de Maio de 2012 - 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=49735

O 1º Seminário Municipal de Agricultura, realizado paralelamente ao 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica, terá como tema principal o Programa Agricultura Limpa, que tem o objetivo de incentivar a produção agrícola na capital e a conversão da atividade convencional em agricultura orgânica.


O 1º Seminário Municipal de Agricultura, realizado nesta sexta-feira (25/5), paralelamente ao 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica, na Bienal do Ibirapuera, Zona Sul, terá como tema principal o Programa Agricultura Limpa, que tem o objetivo de incentivar a produção agrícola na capital e a conversão da atividade convencional em agricultura orgânica. Na abertura do evento, o prefeito de São Paulo destacou que o seminário é fundamental para que mais produtores da capital adotem práticas sustentáveis. 


“Este seminário é a oportunidade que a Prefeitura tem de dar visibilidade à importância do plantio de produtos orgânicos, que são mais saudáveis”, disse o prefeito. “Mostra que a cidade de São Paulo tem espaço para esse plantio e a preocupação com a saúde das pessoas”, destacou.

O Programa Agricultura Limpa é uma parceria firmada em 2010 entre as secretarias do Verde e do Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras e tem como meta estimular o desenvolvimento econômico e nas atividades agrícolas sustentáveis no entorno de represas de abastecimento de água. Os pequenos agricultores cadastrados no programa recebem orientações e são acompanhados por técnicos para facilitar o processo de transição agroecológica.


“Nós assinamos há dois anos um protocolo com a Secretaria das Subprefeituras para termos atividade econômica sustentável que mantenha as áreas impermeáveis como verdes. Os agricultores de Parelheiros e de São Mateus já têm esse apoio na produção de alimentos orgânicos e mais de 40 produtores já fizeram a transição”, explicou o secretário do Verde e Meio Ambiente.

Atualmente, São Paulo possui mais de 400 produtores agrícolas distribuídos nos extremos da cidade. Somente na Zona Sul, 37 propriedades agrícolas já aderiram ao protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento elaborado em parceria com o Governo do Estado que dispõe de regras que reduzam o impacto ao meio ambiente.

crédito da foto - Fábio Arantes/Secom

Distribuição

Para ajudar na distribuição e comercialização, a Prefeitura organizou, em outubro do ano passado, no Parque Burle Marx, uma feira do Programa Agricultura Limpa. A iniciativa aproximou produtores e consumidores, garantindo alimento fresco e saudável a preço justo. Todos os produtos comercializados não possuíam defensivos químicos agressivos e foram cultivados na cidade de São Paulo.

O seminário acontece nos dois primeiros dias da Bio Brazil Fair, a 8ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, onde serão apresentadas as novidades na produção orgânica e agroecológica. Paralelamente à feira, acontece também a NaturalTech 2012 – 8ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde. Juntas, as duas feiras trarão 250 empresas expositoras. As feiras acontecem até este domingo (27), das 11h às 20h, com entrada gratuita.