quarta-feira, 16 de maio de 2012

Chuva atrapalha estreia de marronzinhos com bicicletas



São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2012Cotidiano

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO




A chuva atrapalhou a estreia da fiscalização com marronzinhos de bicicleta na campanha da CET pelo respeito aos ciclistas, que começou ontem em São Paulo. Agentes chegaram a sair, mas pouco depois tiveram de retornar à base e fazer a fiscalização a pé.
Os dez agentes destacados para pedalar nos pontos de maior incidência de acidentes, incluindo os dois que ficarão fixos na ciclofaixa de Moema (zona sul), foram orientados pela Companhia de Engenharia de Tráfego que quando chover não podem trabalhar com as bikes, por questão de segurança.
A CET pretende que os agentes de bicicleta sirvam de exemplo para ciclistas e motoristas respeitarem normas de convivência entre bikes e carros nas ruas.
Todos os marronzinhos da CET (e não apenas os que farão a fiscalização de bicicleta) foram treinados a aplicar três artigos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para multar quem se aproxima demais dos ciclistas, deixa de dar a preferência na hora de entrar em uma rua ou ultrapassa em alta velocidade.
Ontem, 128 agentes estavam especialmente dedicados a fiscalizar pontos de maior incidência de acidentes envolvendo ciclistas.
Ontem, a CET ainda não tinha o balanço das multas aplicadas no primeiro dia.
O polêmico artigo que prevê multa para quem não respeita a distância de 1,5 m das bicicletas nunca foi aplicado na cidade. A CET afirma que não consegue medir objetivamente essa distância.
No mês passado, a companhia consultou o Denatran sobre qual aparelho ou mecanismo poderia ser usado para medir a distância, mas aguarda a resposta.