quinta-feira, 19 de abril de 2012

Zeladoria de Praças: Uma ótima iniciativa!


Zeladoria de Praças recebe prêmio em concurso do Ministério do Meio Ambiente

O projeto "Zeladoria de Praças" recebeu menção honrosa do Prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, promovido pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.



O projeto Zeladoria de Praças, fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, do Verde e Meio Ambiente e da Coordenação das Subprefeituras, recebeu menção honrosa do Prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, promovido pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.



A premiação ocorreu durante o 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria. O Encontro coroou 16 experiências avaliadas e condecorou com menção honrosa outras nove iniciativas entre 124 projetos municipais de todo o país.

O objetivo do evento foi de premiar as experiências exitosas em âmbito municipal difundindo políticas públicas criativas, eficazes e replicáveis. As experiências condecoradas, inclusive a Zeladoria de Praças, deverão ser apresentadas durante a Conferência Rio 20, em junho desse ano.

Os projetos foram divididos em diferentes eixos temáticos e a comissão julgadora escolheu os melhores. O projeto Zeladoria de Praças concorreu pelo eixo temático Áreas Verdes Urbanas e Gestão de Áreas de Preservação Permanente.



O Projeto

O Zeladoria de Praças começou em 2008 e atende, hoje, 1.219 pessoas de baixa renda, desempregados e moradores do entorno das praças e das áreas verdes, os quais recebem aulas em práticas de jardinagem visando cuidar da limpeza e manutenção cotidiana da vegetação, além de pequenos reparos das quase 2 mil praças de 24 Subprefeituras da cidade. Os zeladores podem permanecer no Projeto por até 24 meses recebendo auxílio mensal de R$ 653,10 pago pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, por meio do Programa Operação Trabalho (POT).

A iniciativa permite aos participantes um melhor conhecimento dos problemas que afetam a área, facilita o acesso e a interlocução com os usuários e a população local e garante a oferta de área de lazer com plenas condições de uso, para o cidadão.