terça-feira, 17 de abril de 2012

Virada Sustentável 2012


16/04/2012 - 18h10

Inscrição de projetos para a Virada Sustentável de SP vai até dia 4


As inscrições para artistas, oficineiros, escolas e outras organizações participarem da segunda edição da Virada Sustentável de São Paulo vão até o próximo dia 4 de maio. O evento está programado para os dias 2 e 3 de junho.
A proposta da virada é "conscientizar a população a partir de uma abordagem alegre e inspiradora sobre o tema da sustentabilidade".
As inscrições serão feitas por meio de uma carta de adesão, que deve ser solicitada pelo e-mail adesoes@viradasustentavel.com.
O conteúdo das propostas será analisado pelo conselho curador e pela organização do evento. Se aprovado, poderá haver a disponibilização de espaços, divulgação e, em alguns casos, estrutura técnica para as atividades.
Carlos Cecconello-5.jun.11/Folhapress
O artista gráfico Binho Ribeiro realiza performance artística usando plástico de isolamento no parque Ibirapuera
O artista gráfico Binho Ribeiro em performance artística no parque Ibirapuera na virada do ano passado
Terão prioridade as propostas que tiverem caráter educativo e utilizem linguagem artística (teatro, música, cinema e artes plásticas) ou lúdica (como oficinas, gincanas, concursos culturais). Não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.
"O objetivo das adesões é ampliar a participação da sociedade civil nesse movimento em prol da sustentabilidade, abrindo espaço para que organizações e pessoas que trabalhem com o tema ou que queiram promover ações relacionadas tenham seu espaço garantido", afirma André Palhano, idealizador da Virada Sustentável.
A primeira edição do evento, em junho do ano passado, contou com a participação de mais de 500 mil pessoas, em 480 atividades distribuídas por várias regiões da cidade.
"A expectativa é que tenhamos quase o dobro de eventos do ano passado. Queremos a participação de escolas e universidades e a presença na periferia da cidade. Se não tiver esse caráter coparticipativo, nunca será sustentável", diz Mariana Amaral, uma das organizadoras.
A programação oficial será divulgada em maio.