quarta-feira, 11 de abril de 2012

Empregos verdes estão em alta e devem ter 25 milhões de vagas até 2030


http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/4653

Postado em 10/04/2012 às 12h20

Profissões ligadas à área ambiental estão em alta. Segundo informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia verde será responsável pela criação de 25 milhões de postos de trabalho até 2030. Atualmente a área emprega quase três milhões de profissionais.
O potencial deste mercado é reconhecido por diversas instituições ligadas às carreiras. Em declaração ao Estadão, Mirela Sandrini, diretora-executiva do Fundo Vale, explica que este segmento é bastante promissor e se fortalece a cada dia. Além disso, as áreas de atuação são diversas e entre os profissionais estão: economistas, engenheiros, biólogos, jornalistas, entre outros.
“Todas as áreas que têm alguma ligação com o impacto ambiental são consideradas verdes”, explicou Paulo Maçouçah, coordenador de empregos verdes do OIT. Os potenciais destacados por ele vão desde profissões ligadas ao saneamento e energia renovável até o ecodesign.
Durante entrevista ao jornal paulistano, a economista Inessa Salomão, que trabalha há quatro anos em projetos direcionados à área ambiental, argumentou que o Brasil é um país com bastante potencial em relação às profissões voltadas à sustentabilidade. “Quem entrar [neste mercado] vai se dar bem”.
As histórias de pessoas que se voltaram aos trabalhos verdes são muitas. Outro exemplo é a publicitária Ana Paula Juliato, gerente de marketing da marca Recicla Kids, um projeto que utiliza veículos de comunicação para ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem.
Os profissionais ligados à área de direito também têm um bom campo de trabalho, que é expandido com a criação de legislações em prol da causa ambiental, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e também ganha com a mudança no Código Florestal.
Estes são apenas alguns exemplos de como diferentes formações podem estar ligadas ao meio ambiente. A diretora-executiva do Fundo Vale, Mirela Sandrini, acredita que as áreas mais promissoras sejam: operação de manejo florestal, biotecnologia, tecnologia e sustentabilidade. Com informações do Estadão / Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
Redação CicloVivo

Leia também