segunda-feira, 12 de março de 2012

"Vamos Tirar o Consumidor do Sufoco"...


Conar suspende campanha da Apas contra as sacolas plásticas


09 de março de 2012 • 15h29Por: Fabiana Pimentel

SÃO PAULO - O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu que a Apas (Associação Paulista de Supermercados) deverá suspender imediatamente sua campanha publicitária contra as sacolas plásticas.
A decisão unânime aconteceu em resposta à representação feita pela Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos. A acusação contra a campanha se baseou no Código Brasileiro de Autorregulação Publicitária, que trata de “Apelos de Sustentabilidade” na publicidade no Brasil. “Os princípios éticos exigidos no Anexo U não foram respeitados pela campanha, intitulada Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, explica o advogado da Plativida, Jorge Kaimoti.
De acordo com o advogado, a decisão é a prova de que não houve respeito ao consumidor. “Por meio desta iniciativa e considerando o resultado unânime obtido no julgamento, mostramos à sociedade que a publicidade da Apas em questão não respeita o cidadão, caracterizando uma tentativa de propaganda enganosa”, afirma.


Processo
Segundo a ação movida pela Plastivida, o conteúdo da campanha contraria oito itens da ética publicitária no que se refere à sustentabilidade. Além disso, a empresa afirma que, durante o processo no Conar, a Apas não apresentou qualquer dado científico que embase os apelos ambientais citados na campanha. “A campanha não se mostrou verídica, não apresentou informações com exatidão e clareza, não apresentou fontes científicas para comprovar suas posições, ou seja, deixou a concretude, exigida no código”, comenta o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense.

Outro ponto abordado pela Plastivida se refere ao fato de que, em momento algum da campanha, a Associação informou ao cidadão que os custos das sacolas já estão embutidos no preço dos produtos e que, apesar de deixar de distribuí-las, estas continuam a ser cobradas indiretamente, caracterizando claro prejuízo econômico ao consumidor, sem qualquer vantagem.


Apas
A Associação informou, por meio de nota, que sua área jurídica aguarda a intimação para conhecer na íntegra as razões que levaram o Conar a decidir pela suspensão da campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco". "Somente após tomar conhecimento formal, a Apas irá se manifestar acerca da decisão e das medidas a serem tomadas", informa a nota.