segunda-feira, 5 de março de 2012

Uso eficiente de energia elétrica nas escolas do Norte de Minas

http://www.onorte.net/noticias.php?id=37314

02/03/2012 - 18h57m

A simples ação de desligar o interruptor de luz ao deixar um cômodo ou evitar passar horas a fio no banho pode fazer uma diferença enorme na conta de luz de uma residência. Se atitudes como essas se tornarem hábito da maioria da população, a diferença passa a ser notada no planeta. E é apostando que a escola pode ser a grande motivadora de uma real mudança de atitude, que a Secretaria de Estado de Educação e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançaram o Projeto Cemig nas Escolas (Procel), em Montes Claros, na última quinta-feira (1º).
Diante de representantes de 92 municípios do Norte, entre prefeitos e secretários municipais de educação, representantes da Secretaria de Educação e Cemig explicaram o projeto, que vai beneficiar cerca de quatro mil escolas e 500 mil alunos das redes municipais e estadual do Grande Norte. O projeto tem por objetivo conscientizar professores e estudantes para fazer uso eficiente da energia elétrica. Por meio de capacitação de educadores e da distribuição de material didático específico, o projeto quer mostrar que uma simples mudança de hábito faz diferença.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, tratar a questão dentro das escolas pode levar a uma mudança de cultura no trato da energia, pois os jovens servem de multiplicadores de boas ideias.
-Esse projeto visa mudar valores e comportamentos, e os estudantes serão os embaixadores dessas mudanças. A ideia de sustentabilidade tem de ser trabalhada dentro das escolas, durante o processo educacional e será propagada por meio dos jovens, analisou.
O diretor de distribuição e comercialização da Cemig, José Carlos de Mattos, reforçou o discurso e afirmou que é por meio da educação que se promove a mudança de consciência.
-A Cemig tem uma preocupação com a sustentabilidade, tanto que 99% da energia que produzimos vem de fontes renováveis. Entendemos o jovem, a criança como o canal para sedimentar o conceito de sustentabilidade na sociedade, por isso firmamos parceria com a educação, afirmou.
Representante de uma das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) presente no lançamento, Leila Helena de Freitas aprovou o projeto. Diretora da SRE de Curvelo, Leila garante que os estudantes vão abraçar o propósito e levar o que aprenderem para dentro de suas casas.
-Os alunos são ávidos por coisas novas, são muito bons em abraçar causas que eles acreditam. Eles vão para a escola e levam o conhecimento para os pais. São nossos porta-vozes, analisa.



Premiação

O Procel vai capacitar professores das escolas nas quais vai atuar para repassar questões de eficientização energética. Além disso, escolas, professores e estudantes que melhor conseguirem assimilar essas questão e implantá-las no dia-a-dia serão premiados. Um edital com os critérios para essa premiação será divulgado ainda no primeiro semestre deste ano, segundo os representantes da Cemig.
O Procel vai atuar em escolas de outras regiões mineiras, mas o Norte marca o pontapé inicial. A parceria da Educação com a Cemig para o projeto já havia sido lançada no mês de janeiro deste ano. A cerimônia desta quinta-feira marcou o reforço desse compromisso e o início da sua implantação, primeiramente, no Norte de Minas.