sábado, 10 de março de 2012

Reúso de entulho




Saiba como os resíduos classe A produzidos no canteiro podem ser reciclados na própria obra

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/45/reuso-de-entulho-saiba-como-os-residuos-classe-a-251097-1.asp

Reportagem: Giovanny Gerolla




Marcelo Scandaroli
O reúso de entulho deve ter uma etapa prévia de gerenciamento de resíduos: trata-se da separação contínua dos tipos de materiais gerados, visando os denominados “classe A” – restos de concreto, alvenaria, argamassa, pedra e brita –, que podem ser triturados e peneirados, para virar agregado secundário.


Divulgação: Tecnisa
Um método simples de separação de resíduos de granulometria diferente é peneirá-los.


Divulgação: Gafisa
Outro jeito é ter um pequeno triturador, que transforma blocos de resíduos em grãos menores, possibilitando sua mistura.
O intuito do uso da peneira ou do triturador é a reutilização da parcela mais fina dos resíduos.





Marcelo Scandaroli
Por meio do serviço de logística reversa, oferecido por algumas empresas, leva-se o entulho bruto embora da obra, trazendo de volta ao local o material triturado a ser reutilizado, que foi processado numa central externa. É possível ainda trocar materiais com outros canteiros de obra, como, por exemplo, a terra proveniente de cortes de terraplanagem, ou mesmo de resíduos selecionados de demolições.


Divulgação: Dersa/Divulgação: Estação Resgate
O entulho classe “A” pode ser usado para aterrar certas áreas, desde que devidamente compactado.
A norma NBR 15.115 regula o reúso de entulho “A”, em granulometria adequada, na pavimentação de vias. O reforço de subleito, sub-base e base, ou mesmo o cascalhamento, é feito com produtos do processamento do entulho – pedrisco, rachão ou bica corrida.


DICA
Também é possível usar agregado reciclado (concreto triturado) para argamassas e concreto magro, segundo a norma ABNT/NBR 15.116. Vale também o agregado misto (concreto triturado e misturado com elementos cerâmicos) no preparo de nova mistura para aplicação não estrutural (resistência máxima de 15 MPa). Ficam excluídos os resíduos de classes B (recicláveis, como metais e vidros), C (não recicláveis) e D (perigosos, como óleos, algumas tintas e solventes).