terça-feira, 13 de março de 2012

Lago da Aclimação ganha ilhas polêmicas



  • 10 de março de 2012 |
  • 23h44 |
http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/lago-da-aclimacao-ganha-ilhas-polemicas/

LUÍSA ALCALDE

Uma polêmica divide moradores e frequentadores do Parque da Aclimação, na zona sul da capital. É que depois que o lago passou por uma obra do vertedouro, no ano passado, para impedir que transbordasse em dias de chuva forte, a água baixou cerca de um metro, deixando aparentes algumas ilhotas no meio da área. Alguns frequentadores do parque até gostam da nova composição, mas outro grupo, bem incomodado com as ilhas “intrusas”, já começou a se mobilizar e, na semana passada, distribuiu folhetos no parque para mobilizar a população em torno da causa. Eles querem de volta a paisagem antiga.

“Não ficou bonito. Sou a favor de retirar essas ilhotas daí porque com esse mato alto parece descuido”, afirma a enfermeira aposentada Marlene Maria Gomes, de 61 anos. Com ela concorda o enxadrista Mauro Amaral, de 35 anos. “Ficou horrível. Eu acho que está muito mal cuidado. Parece relaxo”, diz ele.
Roberto Casseb, diretor da Associação dos Moradores do Cambuci e Vila Deodoro, diz que o projeto paisagístico do parque precisaria ser refeito porque, também na opinião dele, as ilhas e a vegetação de taboa que cresceu por cima desse pedaço de terra deixou a paisagem feia. “A aparência agora é de um parque mal cuidado.”

Ninhos
Mas há quem defenda as ilhas. “Não me incomodam em nada. Vi que aves fizeram ninhos lá em meio ao mato. Se fazem bem para as aves, o aspecto ainda é mais natural”, considera o aposentado José Carlos Teixeira, de 64 anos. Para ele, o importante é que o lago não extravase novamente.

De maneira parecida pensam a bailarina Patrícia Jaia, de 37 anos, e a atriz Ana Paula Lopes, de 33. “Se é bom para a fauna e não prejudica o meio ambiente, não dá para ficarmos pensando apenas em ter uma paisagem inglesa”, diz Ana Paula. “Se fa\z bem para as aves, não tem por que tirá-las dali”, completa a bailarina.
“Sabe que eu nem tinha reparado nisso? E olha que venho todos os dias correr aqui”, diz o estudante de teatro Rafael Godinho, de 22 anos. “Se não deixarem o mato assim tão alto, até que não fica feio. Dá até para andar nas ilhas próximas das margens e ficar ainda mais perto do lago.”
A dona de casa Maria Celestina de Araújo, de 35 anos, não gostou da mudança. Ela conta que preferia o lago sem interferências, como conheceu antes, pois sempre morou ao lado do parque. Mas os dois filhos dela, Ygor e Yuri, de 4 anos, têm se divertido nos montes de terra que ficaram colados às margens do lago. “Eles acham bacana. Brincam que estão dentro do lago em uma ilha de verdade”, afirma.