sexta-feira, 9 de março de 2012

Inacreditável! E o CREA?


6/Março/2012

Engenheiros desconhecem uso dos estribos


http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/engenheiros-desconhecem-uso-dos-estribos-252562-1.asp


Para Ricardo França, erros são continuamente cometidos por falta de informação


Luciana Tamaki

No seminário Concreto - Estruturas e Fechamentos para Edificações, realizado hoje (6) pela PINI, o engenheiro Ricardo França alertou para um erro comum nas armaduras das estruturas de concreto, que é a má utilização dos estribos, como corte sem reposição, ou mesmo ausência deste elemento. Para ele, muito dessas falhas se deve ao fraco aprendizado dos engenheiros, que só conhecem o uso de travamento contra "flambagem" das armaduras longitudinais.
Outros usos do estribo, explica França, são de armadura de costura na região de emendas da armadura vertical; armadura de costura para as variações de tensão decorrentes dos momentos fletores; armadura de costura das bielas comprimidas de concreto no nó viga-pilar; armadura de força cortante em casos especiais; e armadura para o equilíbrio de modificações suaves de direção da armadura vertical.
Sobre o nó viga-pilar, o engenheiro explica no vídeo abaixo:
Outro alerta de França foi sobre erros de execução em obras. Para ele, seria importante que as construtoras mantivessem uma equipe própria para inspeção de obras. Esta equipe, independente mas da própria construtora, com experiência, impediria erros que muitas vezes são repetidos obra após obra.