domingo, 18 de março de 2012

Fundação Vanzolini lança selo para materiais de construção sustentáveis


14/Março/2012
http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/fundacao-vanzolini-lanca-selo-para-materiais-de-construcao-sustentaveis-253465-1.asp 

RGMat abrange indicadores de desempenho ambiental, conformidade técnica e conforto e saúde. Cimento e pastilhas de vidro são os primeiros materiais com parâmetros de avaliação já definidos




Luciana Tamaki



A Fundação Vanzolini lançou hoje (14) o selo para materiais de construção sustentáveis. O RGMat, desenvolvido para prover a "identidade" dos materiais, vai demonstrar o desempenho ambiental dos materiais de construção, baseado em sua avaliação do ciclo de vida. Por este motivo, a certificação engloba o conceito de selo e declaração ambiental.


Para obtenção do selo, são feitas três abordagens sobre o produto: conformidade técnica, desempenho ambiental e conforto e saúde. A conformidade é verificada pelo cumprimento às normas, medições e ensaios em laboratórios acreditados.



O desempenho ambiental é baseado na análise do ciclo de vida do material. Tanto a análise do ciclo de vida como a declaração ambiental devem ser feitas pela empresa fabricante. A declaração deve seguir os requisitos e orientações das normas nacionais e internacionais, além das diretrizes estabelecidas pela própria Fundação Vanzolini.


Para avaliação do item conforto e saúde, são considerados o desempenho térmico, acústico e visual, e também a qualidade do ambiente que o produto provê, como o ar ou a água, quando for o caso.



Fundação Vanzolini
Verificações aplicadas para obtenção do selo RGMat. A declaração ambiental do produto (EPD, na sigla em inglês environmental product declaration), também é útil para obtenção de certificações de sustentabilidade do empreendimento
Esses critérios básicos são adaptados a cada categoria de produtos. O indicadores de desempenho ambiental, por exemplo, englobam consumo de energia, quantidade de energia renovável utilizada, uso de materiais reciclados, emissão de resíduos, efeitos no meio ambiente e o fim da vida do material, se poderá ser reciclado ou reutilizado. Os indicadores e parâmetros para cada material serão desenvolvidos individualmente, a partir das requisições de certificação que serão feitas.
Hoje, as categorias de cimento e pastilhas de vidro já têm suas regras estabelecidas, ou seja, seus parâmetros de desempenho ambiental já estão definidos. 
Para fabricantes dos outros materiais da construção, após requisição da certificação, a Fundação deve desenvolver as regras específicas daquele produto, com o aporte de especialistas na área. Paralelamente, o fabricante deve fazer sua análise de ciclo de vida e declaração ambiental, que serão avaliados.
Vale lembrar que um pré-requisito básico, antes de qualquer análise, é a regularidade e formalidade da empresa.