domingo, 4 de março de 2012

Exposições de educação ambiental ao seu alcance


02/03/2012 19:30



Associações de bairro, ONGS, igrejas e demais entidades podem agendar roteiros ecológicos Fernanda Ikedo
fernanda.ikedo@bomdiasorocaba.com.br


Assis Cavalcante/ BOM DIA
Os parques da cidade também atendem escolas de Sorocaba


Os parques da cidade também atendem escolas de Sorocaba

Se você não aguenta mais a sensação de clima abafado numa época em que se aproxima o outono, saiba qual a sua participação nisso.

Por meio de palestras, exposições e roteiros ecológicos os parques da cidade, por meio de programas de educação ambiental, levantam questões como essa e sensibilizam o público a mudarem o comportamento. 

Reciclar, não desmatar, consumir menos, não provocar incêndios, esses e outros quesitos são tratados de forma lúdica e criativa para pessoas de todas as idades.“As pessoas não precisam de informação. Isso elas tem, o que é necessário é provocar ações”, explica a bióloga Viviane Aparecida Rachid Garcia, que é responsável pelo setor de educação ambiental do Parque Municipal Zoológico Quinzinho de Barros.

É com esse pensamento que biólogos e educadores ecológicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciam as atividades deste semestre.


Vai até à Comunidade/ Tanto o Zoo quanto o Parque da Biquinha tem exposições que vão até a comunidade (ONG, associação de bairro, igreja, etc), de graça, dependendendo apenas de agendamento.


O tema “Biodiversidade Urbana” será abordado pelos monitores do Zoo para abordar a importância das áreas verdes urbanas. “Para equilibrar o microclima local, contribuir com a purificação do ar e melhorar a sensação térmica”, exemplifica Viviane. 

Já os materiais pedagógicos da Biquinha dividem-se nos temas: “Aves Urbanas”, “Água”, “Cultura Indígena” e “Consumo Consciente”.
Conforme a coordenadora de Educação Ambiental da Biquinha, Cristiane Crispim, o grupo escolhe o tema e nós levamos a exposição interativa. 

O público mantem um contato próximo dos animais e passa a compreender melhor como o meio ambiente está ligado à nossa qualidade de vida”, destaca.

O “Zoo vai à Comunidade” acontece às segundas. O agendamento deve ser feito pessoalmente pelo responsável do grupo. Mais informações pelo telefone: (15) 3227-5454. O “Bica vai à Comunidade” é realizado às sextas-feiras. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (15) 3224-1997. Já o “Chico sai do Parque”, atividade do Parque Natural Chico Mendes, é às quintas-feiras. Mais informações pelo telefone: (15) 3228-1256


Novidade na área/ Em abril, deve inaugurar o quinto parque da cidade. Trata-se do Ouro Fino que também desenvolverá atividades de educação ambiental. “Cada um dos parques do município tem um diferencial de atuação”, conta a bióloga Viviane. 


O Parque da Água Vermelha não tem exposição que possa ser levada ao público, como os demais, mas atende os visitantes com outras ações em relação à conscientização ambiental e de sustentabilidade.