segunda-feira, 12 de março de 2012

Em AL, famílias fazem curso para aprender a morar em casa





São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2012Cotidiano

SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO


Famílias de Alagoas que moravam em barracos de chão batido, sem banheiro nem instalações elétricas, estão fazendo um curso para aprender cuidados básicos com as casas que vão receber em programas habitacionais.
Como usar a pia e o vaso sanitário, puxar a descarga e descartar o lixo são alguns dos itens abordados.
As famílias também são orientadas sobre a importância de fazer a manutenção do imóvel, consertar vazamentos, não desperdiçar água nem energia elétrica.
"Nunca tinha morado numa casa, não tinha ideia do que era morar em um lugar com piso, banheiro, cozinha", disse a vendedora Eliane Silva, 38, que fez o curso ao mudar para um conjunto habitacional.
"Aprendi que não pode colocar muita gordura na pia, pois chega um momento em que a água volta para a cozinha ou para o banheiro."
Para a socióloga Ângela Paim, superintendente de Articulação e Projetos Sociais da Secretaria Estadual da Infraestrutura, que promove o curso, o que mais falta para as famílias carentes são informações sobre higiene pessoal e limpeza da casa.
"A pessoa não vai puxar a descarga num barraco de chão batido, se lá não tem vaso sanitário", disse. "Não são pessoas selvagens ou brutas, mas que não tiveram oportunidade de conviver com esses equipamentos e serviços."
Só em fevereiro, 344 famílias de Penedo (169 km de Maceió) frequentaram as aulas.