quarta-feira, 21 de março de 2012

Curso gratuito no Pq. do Ibirapuera: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos


Gestão Integrada de Resíduos Sólidos


A Lei de Resíduos Sólidos é um importante instrumento para a gestão de resíduos. Tanto o Governo Federal, que está elaborando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, como os estados e municípios da federação são gestores, em seu âmbito, dos resíduos sólidos. Organizações, empresas e cidadãos são também responsáveis pela minimização e destinação correta desses resíduos, pois, a parceria da população é estratégica para que a Lei alcance a realidade.

Para ampliar a reflexão e discussão sobre a geração, minimização gestão e destinação final dos resíduos sólidos na atual sociedade de consumo, a UMAPAZ oferece a partir de março de capacitação em resíduos sólidos.

O curso oferece 30 vagas destinadas a gestores de instituições públicas e privadas, técnicos da área ambiental, de gestão de resíduos sólidos, educação e comunicação ambiental, pesquisadores, educadores, estudantes e interessados em geral na problemática socioambiental, relacionada à gestão integrada de resíduos sólidos.

O curso Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será ministrado por Sueli de Oliveira Martins, bacharel em História e Mestre em Integração da América Latina pela USP e técnica para Políticas Públicas junto ao Programa Nacional do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, tendo atuado nos programas de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Aquecimento Global e Mudanças Climáticas.

As aulas serão realizadas nos dias 27, 29 de março, 03, 05, 10, 12 e 17 de abril, das 14h às 18h às 3ª e 5ª feiras. Abordam os processos que compõem o gerenciamento integrado de resíduos sólidos nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada. O programa prevê os seguintes temas: Conceito de gestão integrada de resíduos sólidos, gestão de resíduos no Brasil e marcos regulatórios; Licenciamento, monitoramento e avaliação de impactos; Do passivo socioambiental ao mercado de créditos de carbono: projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo em aterros, com aproveitamento de gás metano para geração de energia; Recuperação de lixões e inclusão social. Iniciativas nacionais e regionais de fortalecimento das cooperativas de catadores; Elaboração de Planos de Resíduos Sólidos e participação social; Classificação dos resíduos sólidos, elaboração de projetos e instrumentos econômicos voltados à gestão de resíduos; Estudo de caso: Aterra São João.

Bibliografia:
  • ABREU, Maria de Fátima – Do Lixo à Cidadania: estratégia para ação - Brasília, CEF, 2001.
  • BANCO MUNDIAL – Manual para a preparação de gás de aterro sanitário para projetos de energia na América Latina e Caribe. Disponível em: http://WWW.worldbank.org
  • CHERMONT, L. e MOTTA, Ronaldo Seroa – Aspectos Econômicos da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – DIPES/IPEA, Rio de Janeiro, 1996.
  • GOMES, Maria Stella Magalhães (Coord.) – Lixo e Cidadania: guia de ações e Programas para a gestão de resíduos sólidos, Brasília, Ministério das Cidades, 2005.
  • Ministério de Ciência e Tecnologia – Primeiro Inventário Brasileiro das Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa, relatório de referência – emissões de Metano no tratamento e disposição final de resíduos, São Paulo, CETESB, 2003.
  • Disponível em: http://www.mct.gov.br/clima
  • Ministério das Cidades – Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos-2004 – Programa de Modernização do Setor de Saneamento, Brasília, 2006.

SERVIÇO: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Coordenação geral: Ieda Varejão
Dias e Horários: 27, 29 de março, 03, 05, 10, 12 e 17 de abril, das 14h às 18h.
Local: Escola de Astrofísica – EMA (Planetário Ibirapuera)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).
Facilitadora: Sueli de Oliveira Martins
Vagas: 30 por ordem de inscrição


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos,
na Escola Municipal de Astrofísica

1. NOME COMPLETO:

2. Idade:
3. Sexo:  (    ) M    (     ) F

4. RG:                      Órgão:     UF: 
5. CPF:

6. Escolaridade:        (      ) Ensino Médio            (      ) Ensino Superior

7. Área de formação:

8. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    )   Organização não governamental (    )
Órgão Público  (     )

9. Se Conselheiro, em que CADES Regional exerce a função:

10. Se profissional da área ambiental, qual atividade que exerce atualmente:

11. Se servidor público, informe Nº RF         e local onde exerce atividades:

12. Se educador, instituição em que exerce a função:

13. Endereço residencial:

14. Bairro:                           15. CEP:

16. Região: (   ) Norte    (   ) Sul    (   ) Leste    (   ) Oeste    (   ) Centro     
  (   ) Outro Município

17. E-mail:

18. Telefone fixo:
 19. Telefone celular:

20. Por que deseja participar deste curso? 



21. Você já desenvolve algum trabalho relacionado ao tema do curso?
Qual?