domingo, 18 de março de 2012

Alojamento sustentável em obra


14/Março/2012

Brookfield constrói alojamento sustentável em obra no Rio de Janeiro


Estrutura conta com placas de energia solar, telhas de fibra vegetal e sistema de reaproveitamento de água


http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/brookfield-constroi-alojamento-sustentavel-em-obra-no-rio-de-janeiro-253441-1.asp

Mauricio Lima

A Brookfield construiu um alojamento com itens sustentáveis em uma obra na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A estrutura é utilizada como área de convivência dos operários e conta com refeitórios, vestiários e sanitários.

Divulgação: Brookfield
Barracão foi construído todo com madeira de reflorestamento

Segundo Carlos Éden, engenheiro e diretor de obras da incorporadora, "o barracão incorpora elementos sustentáveis já conhecidos, mas tem como objetivo atentar para o fato de que esses sistemas também podem e devem ser utilizados em barracões". Toda a estrutura, inclusive o fechamento, foi construída com madeira de reflorestamento. Ao todo, o alojamento tem 750 m² de área construída.
Um dos principais destaques do barracão é a utilização de placas de energia solar para o aquecimento da água de alguns chuveiros. Já na cobertura, foram instaladas telhas de fibras vegetais com a função de diminuir a temperatura do barracão. Além disso, alguns pontos contam com telhas translúcidas, para iluminação natural do interior. Nos refeitórios, há também um fechamento todo em vidro, para a iluminação do interior.
A construção temporária também tem o acionamento automático dos chuveiros e válvulas dos mictórios, para controle de fluxo de água, e ainda o reaproveitamento da água proveniente dos lavatórios, chuveiros e até mesmo da chuva, por meio de calhas de captação de água pluvial para uso nos vasos sanitários.
O barracão conta também com espaço para bicicletário dos operários e a utilização de lâmpadas fluorescentes e compactas.
"No total, estima-se uma economia de 20% a 30% do consumo de energia elétrica e água potável da área de vivência da obra", afirma Éden.

Divulgação: Brookfield
Alguns espaços contam com telhas translúcidas na cobertura para iluminação natural