domingo, 12 de fevereiro de 2012

Usina de energia solar utilizará sal para armazenar calor durante a noite


9/Fevereiro/2012

Usina de energia solar utilizará sal para armazenar calor durante a noite

http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/usina-de-energia-solar-utilizara-sal-para-armazenar-calor-durante-250091-1.asp

Torre de concreto de 169 m em construção no deserto de Nevada, Estados Unidos, vai abrigar um receptor de 30 m de altura para captação de energia solar e aquecimento a partir do sal armazenado em seu topo




Mauricio Lima







Divulgação: Solar Reserve
Torre tem 169 m de altura
Uma torre de concreto com 169 m de altura localizada no deserto do Estado de Nevada, nos Estados Unidos, está em construção para suportar um receptor de aproximadamente 30 m de altura em seu topo.


A construção é parte de um projeto para captação de energia solar, que será armazenada a partir do aquecimento do sal. O projeto está sendo realizado pela Tonopah Solar Energy, que começou em setembro a obra em um terreno de 177,6 mil m² próximo à cidade de Tonopah.
O receptor será responsável por captar a luz solar refletida dos milhares de helióstatos posicionados em volta da torre. Esses helióstatos serão construídos sobre pequenas fundações de estacas cravadas, distribuídas em um terreno de 5,18 km². A estrutura dos helióstatos será feita em steel frame e terá uma parte móvel, que permite a movimentação da parte refletora tanto vertical quanto horizontalmente, para que os raios solares possam ser direcionados diretamente para a torre.
A geração de energia funciona da seguinte forma: os raios solares refletidos pelos helióstatos e captados no topo da torre aquecem uma grande quantidade de sal acumulada no alto da torre. Esse sal será utilizado para aquecer a água e gerar vapor para mover as turbinas e produzir energia. Isso permite que a usina funcione também durante a noite, pois o sal tem uma eficiência térmica de 98%, segundo a Tonopah Solar Energy, podendo reter o calor por várias horas.
Depois de passar pelas turbinas, o vapor volta para o estado líquido, podendo ser reaquecido. O sal que foi utilizado para aquecer a água, após perder o calor, passa por um processo de resfriamento e fica no aguardo para ser novamente aquecido pelo calor da torre.
A torre ficará sobre uma base de concreto de 30 m de diâmetro. Para acelerar sua construção, foram utilizadas fôrmas deslizantes. Em toda a torre deverão ser utilizados aproximadamente 95,5 mil m³ de concreto. Internamente, além de cabos e tubos para transporte de sal, a torre terá também escadas e elevadores até seu topo para manutenção.
A previsão é que toda a obra fique pronta em 2014, com investimento de aproximadamente US$ 900 milhões. Atualmente, cerca de 600 pessoas trabalham na construção. A usina deve gerar 110 MW de capacidade instalada.


Divulgação: Solar Reserve
Torre durante o início da construção. Obra foi iniciada em setembro de 2011


Divulgação: Solar Reserve
Torre foi construída com fôrmas deslizantes