domingo, 5 de fevereiro de 2012

O que não se pode vender nos parques...


Álcool e cigarro todos sabem que faz mal. E o açúcar?


É consenso que o cigarro e o álcool em excesso prejudicam a saúde, mas de acordo com um artigo científico publicado na revista “Nature”, o açúcar faz tão mal quanto o abuso de álcool e as toxinas do cigarro.
Segundo o trabalho, o consumo de açúcar triplicou nos últimos 50 anos, onde o consumo excessivo de sacarose e frutose resulta no aumento na incidência de doenças crônicas não-contagiosas, como diabetes, câncer e problemas cardíacos, responsáveis por cerca de 35 milhões de mortes por ano.
A venda de cigarro e álcool, ao contrário do açúcar, é normalmente controlada pelo governo. Os autores do trabalho, Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis sugerem que através da legislação ocorra o aumento de impostos sobre produtos industrializados acrescidos de açúcar, limitação de vendas no horário escolar e em ambientes de trabalho e a imposição de limites de idade para a compra, o que com certeza iria gerar muita polêmica.
Alguns dados são alarmantes:
· Existe no mundo 30% mais indivíduos obesos que desnutrido.
· 80% dos obesos sofrem com problemas como hipertensão, diabetes, apnéia do sono, gordura no fígado e disfunções ortopédicas ou articulares.
Alguns países já iniciaram medidas para inibir o consume indiscriminado de açúcar:
· A Dinamarca optou por taxar alimentos ricos em gordura saturada e agora considera tributar os doces também, assim como outras nações européias e o Canadá.
· Nos EUA, uma pessoa consome em média 216 litros de refrigerante por ano, onde 58% contêm açúcar. O governo considerar taxar esse produto.
· Recentemente a cidade de São Francisco, nos EUA, proibiu incluir brinquedos em refeições fast-food.
Fonte: G1