segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O novo esguicho foi feito a partir de uma tecnologia revolucionária que usa ultrassom e cria bolhas para limpeza e economia de água


Por Amanda Previdelli, de INFO Online
• Sexta-feira, 25 de novembro de 2011 - 22h42



São Paulo - Uma equipe de cientistas na Universidade de Southampton desenvolveu uma espécie de adaptador para torneiras e mangueiras que aprimora a capacidade da água de limpar.

Atualmente, o costume é usar água em altas temperaturas e pressões para limpar produtos industriais ou mesmo comida. Esse processo desperdiça muita água, energia e usa aditivos demais, que podem acabar contaminando o ambiente. O dispositivo criado pelos cientistas minimiza esses aditivos e usa água fria - além de limpar de maneira mais eficaz. O gasto energético chega a ser o mesmo usado numa lâmpada.

O novo esguicho foi feito a partir de uma tecnologia revolucionária que usa ultrassom e cria bolhas. Essa mistura, que pode parecer um pouco estranha, acaba sendo perfeita. A limpeza é mais completa e menos poluente. O aparelho pode ser usado em uma "carga alta de poder", que serviria para limpar objetos mais sensíveis, como, por exemplo, instrumentos medicinais.

A invenção ganhou um prêmio da Royal Society do Reino Unido e já há licenças para a exploração do produto sendo vendidas. Em um futuro próximo, a nova tecnologia será usada para limpar produtos para higiene hospitalar, preparação de alimentos, manufaturas e indústrias.