quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Energy for life: Neste jogo tens de voltar ao passado para garantir o futuro energético


Vídeojogos
13/02/2012
Carlos Teixeira Gonçalves
Ninguém aprende nada com os jogos de computador? O Energy 4 Life, criado pela produtora tecnológica Inovaworks em parceria a organização não governamental para o desenvolvimento Oikos, pretende contrariar esta premissa ao tentar juntar a emoção de um jogo comum com a informação teórica de uma boa enciclopédia. No jogo, somos, ao mesmo tempo, um governante com pouco conhecimento sobre energia e um jovem com vontade de aprender. Os conhecimentos e decisões do passado vão-nos permitir gerir melhor um país no futuro.
Todos os jogos didácticos ou criados com o intuito de transmitir algum tipo de informação sofrem, grosso modo, de um problema: são piores que os outros que não têm esse objectivo. O que poderia levar uma criança, um pré ou um pós-adolescente, no seu perfeito juízo, a sentar-se à frente do computador e aprender sobre a fotossíntese das plantas, num jogo com gráficos mais arcaicos que o Pac-Man da Atari 2600? Entre disparar sobre inimigos, chutar uma bola, atropelar gratuitamente pessoas no meio da rua ou levar uma lição sobre o processo físico-químico que os seres vivos clorofilados realizam, onde está a dúvida? A Inovaworks e a Oikos sabiam que os pesos na balança estavam desequilibrados desde o princípio, quando decidiram criar o Energy 4 Life, jogo de computador interactivo em que vestimos a pele de um governante que não sabe nada de políticas energéticas e que tem a possibilidade de voltar à juventude para emendar o seu erro.

“Como criar um projecto lúdico e educativo?”, perguntou Hugo José Pinto, director da Inovaworks. Em traços gerais, o jogo queria-se “atractivo”, com “qualidade gráfica boa”, “divertido” e que “permitisse aos professores explorá-lo em sala de aula”, revelou José Luís Monteiro, representante da mesma empresa. “Não podia ser uma valente seca. Não queríamos que o jogo fosse uma valente seca”, assumiu Hugo José Pinto. Tendo em conta esta vontade de agradar a gregos e a troianos, e as dificuldades de orçamento típicas do mercado dos videojogos em Portugal, “o resultado final não envergonha ninguém”, analisou José Luís Monteiro.

Uma reflexão sobre a energia

O Energy 4 Life é uma aventura “point and click” (apontar e clicar, tradução livre) em que o jogador ou jogadora (pode escolher o sexo da personagem) se desloca pela casa (no passado) e gabinete (no futuro), interagindo com outros personagens e objectos. No decorrer da acção, temos de tornar a nossa vida e a da nossa família mais eficiente energeticamente e aprender o suficiente para nos tornarmos um líder competente. Aqui, todas as acções têm consequências. Acordamos com 36 anos, com um país fortemente depende de energia a nosso cargo, uma conferência de imprensa em que não sabemos dar respostas certas e apercebemo-nos de que deixámos escapar a oportunidade de reflectir sobre lâmpadas eficientes enquanto garotos. Mudar o passado sempre foi o sonho do homem moderno, resta saber se os jovens partilham dessa vontade.

O jogo, embora pretenda consciencializar os jovens para os problemas energéticos do mundo, é também uma “reflexão sobre o tema da energia”. “Ao contrário do que é habitual no sistema educativo, a Oikos achou melhor incentivar a reflexão sobre o tema”, comentou o director executivo da Oikos, João José Fernandes, e não trazer os dogmas energéticos para o ecrã.

O videojogo Energy 4 Life, criado para a Comissão Europeia, foi apresentado no passado dia 9 de Fevereiro, no Fórum Picoas, em Lisboa, está disponível para download gratuito e pode jogar directamente no site.  








Unity Web Player. Install now!


http://www.energy4life-game.com/EnergyForLife/