Depois de um tempo de uso (entre 7 e 10 anos), contêiners usados para transportes marítimos precisam ser aposentados. Começou a surgir então uma preocupação em reutilizar o material nobre para outro fim. Com o tempo, diversos arquitetos em vários lugares do mundo criaram projetos de residências e outras construções com o material.
Além de uma obra mais limpa e rápida, já que evita a utilização de tijolos e cimento, o modelo oferece para os moradores conforto térmico e acústico.
Veja quatro projetos com contêiners em diversos locais do mundo:
O arquiteto francês Patrick Partouche criou uma residência com oito contêiners. A casa tem 208 metros quadrados de área construída e foi feita em três dias.
Veja mais imagens do projeto aqui e mais do trabalho de Patrick aqui.
Já o estúdio de arquitetura Poteet Architects, do Texas, tinha como pedido fazer uma casa de hóspedes para uma casa. A opção foi usar apenas um contêiner, o modelo pode ser usado como a residência de pessoas que moram sozinhas ou casais. Além da reutilização do material, foi feito também um telhado verde, deixando a construção ainda mais sustentável.
Veja outros trabalhos da Peteet Architects aqui.
A “12 Conteiner House”, como foi chamada, é uma casa que utiliza 12 contêiners em sua construção. Maior que as casas anteriores, cada um dos contêiners funciona como um cômodo da residência, que tem dois andares. O estúdio responsável é o Architecture and Hygiene.
Na cidade de Diemen, perto de Amsterdam, na Holanda, foi construído um prédio de contêiners para 250 alunos. A construção for feita em cinco meses apenas. O prédio conta ainda com um jardim central para encontro dos alunos e espaços para estacionar bicicletas. O projeto é da TempoHousing.