terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sustentabilidade com generosidade




Publicado em Jan 6 2012

Os workshops "Inserção do Transporte Sustentável no Morar Carioca" e “Marketing BRT: como atrair e cativar usuários” realizados pela EMBARQ Brasil, em 2011, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, transcenderam o potencial de promoção do transporte sustentável e contribuem com a reciclagem de materiais e o projeto de geração de renda de uma comunidade carente do Rio de Janeiro.
Os materiais de comunicação visual e sinalização utilizados nos eventos foram reciclados e transformados em bolsas pela ONG Fazendo Arte. “O objetivo é reutilizar materiais que, na maioria das vezes, vão para o lixo e gerarmos renda às costureiras. Essas são as primeiras bolsas, ainda é um projeto piloto e estamos à procura de empresas que nos apoiem com aviamentos e máquinas”, comenta a idealizadora do projeto e uma das fomentadoras da ONG, a produtora sociocultural Rita Côrtes.


A EMBARQ foi convidada a ceder as lonas dos banners à ONG pela empresa contratada para produzir o evento. “Nós da Soulink Eventos e a Av Brasil (produtora audiovisual) investimos na confecção da primeira remessa e etapa deste projeto, visando a reutilização do material que seria dado como lixo e que são doados por empresas como EMBARQ, BR DISTRIBUIDORA e Fetranspor”, explica Francisco Fernandes, um dos proprietários da Soulink Eventos.
A organização Fazendo Arte atua na comunidade do Morro do Turano, no Rio de Janeiro, e beneficia cerca de 200 pessoas. São oficinas artísticas e profissionalizantes que, com arte, melhoram a vida dos cidadãos.