domingo, 29 de janeiro de 2012

Sistemas de aquecimento solar de água

Coletores solares

Veja os detalhes de instalação dos coletores solares em telhados


Os sistemas de aquecimento solar de água por termossifão são comumente utilizados em residências unifamiliares e estão ganhando espaço nas construções para o segmento popular. Para que o sistema tenha um desempenho adequado, a disposição dos coletores, caixa d'água e reservatório térmico nos telhados exige alguns cuidados e a orientação de projetistas. Confira, na primeira ilustração, uma visão geral dos componentes do sistema de aquecimento solar; e, na segunda ilustração, as principais orientações para disposição dos componentes.



Detalhe 5-A

Suportes de alumínio ou aço confeccionados em conformidade com a particularidade da telha e estrutura de telhado.
Detalhe 5-B

Uso de amarril em cobre - arame de cobre nu -, que fixa os coletores aos caibros e vigas do telhado. Essa solução é a mais utilizada por conta da maleabilidade dos fios e resistência às intempéries. (A alternativa, no entanto, só é viável em telhados com inclinação entre 25% e 50%.)

1 Inclinação

As tubulações internas dos coletores devem ficar sempre em paralelo à inclinação do telhado.

2 Desnível

É indicado que o lado superior dos coletores fique 30 cm abaixo do fundo do reservatório térmico. Caso não seja possível, o desnível mínimo é de 10 cm, para que haja pressão.

3 Interligação

A interligação entre os painéis coletores e o reservatório deve ter a menor distância possível para evitar perdas de calor, não devendo ultrapassar os 7 m.

4 Altura da caixa

Para adequar a pressão à capacidade do sistema, é necessário verificar a pressão máxima suportada informada no manual do produto. É com essa informação que será possível determinar a altura máxima que o topo da caixa d'água pode ficar em relação ao fundo do reservatório térmico. Geralmente, a pressão é expressa em mca (metros de coluna d'água) ou em kgf/cm² , sendo 1 mca = 0,1 kgf/cm².

5 Fixação

Ao fixar os coletores, utilize vedantes de borracha de silicone nos pontos em que as telhas forem furadas para evitar infiltrações. Há duas possibilidades de fixação, ambas pelas uniões de cobre existentes entre os painéis, conforme os desenhos 5-A e 5-B.

Torre aumenta pressão
Nos casos em que for possível construir torre acima do telhado para abrigar reservatório térmico e caixa d'água, obtém-se mais pressão de água durante o consumo. É preciso, no entanto, contar com reservatório térmico compatível à pressão.