domingo, 15 de janeiro de 2012

Ribeirão Preto ganha suas primeiras vias



São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 2012Cotidiano

DE RIBEIRÃO PRETO


Maior do que Sorocaba e Santos em número de habitantes, Ribeirão Preto só agora começa a ganhar suas primeiras ciclovias.
A obra mais adiantada é a da via Norte, onde a a Prefeitura de Ribeirão Preto constrói uma ciclovia de 5,3 km de extensão que será integrada a um parque linear. Outro trecho com implantação é nos 2 km de duplicação da avenida Henry Nestlé.
As vias são amplamente utilizadas por ciclistas, assim como outros pontos da cidade que ainda não têm previsão para receber ciclovias, como a avenida Tomas Alberto Whatelley, próximo ao aeroporto Leite Lopes.
A prefeitura diz que tem planos para ampliar as ciclovias no futuro e que todas as novas avenidas serão projetadas com as faixas exclusivas para as bicicletas.
Antes das ciclovias, uma ciclofaixa voltada exclusivamente para o lazer funciona na cidade desde 2010, mas apenas uma vez por semana. O trecho de cerca de 6 km liga os parques Raya e Curupira, na zona sul.
A Federação Paulista de Ciclismo, parceira do projeto, estima que aproximadamente 5.000 pessoas utilizam a ciclofaixa nas manhãs dos domingo, quando os espaços são reservados apenas para as bicicletas.
Para os usuários, no entanto, a falta de ciclovias na cidade inviabiliza a proposta de tornar a bicicleta um meio de transporte efetivo.
"O projeto da ciclofaixa é muito bacana, mas, se tivesse [ciclovias], com certeza eu usaria no dia a dia", disse o gerente administrativo Juliano Fuzo Garcia, 29.