sábado, 28 de janeiro de 2012

Revitalização do Parque Vale dos Dinossauros


27/01/2012 20:40 - Paraíba

Ricardo anuncia revitalização do Parque Vale dos Dinossauros


Ricardo anuncia revitalização do Parque Vale dos Dinossauros
Na tarde desta sexta-feira (27), em Sousa, o governador Ricardo Coutinho apresentou o Projeto de Revitalização do Parque Estadual Vale dos Dinossauros. A solenidade ocorreu no auditório do Núcleo de Treinamento de Professores Governador Antonio Mariz, com a presença do prefeito Fábio Tyrone e de diversas lideranças da cidade.

As obras de restauração do parque terão início logo que a Superintendência de Obras do Estado (Suplan), concluir o processo de licitação. Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 milhão, incluindo os custos do projeto contratado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Os recursos são oriundos de um convênio do Governo do Estado com a Petrobras.

Ricardo Coutinho afirmou que o Vale dos Dinossauros é um patrimônio nacional muito importante, um dos raros sítios onde conviveram animais como os dinossauros. "Quem tem algo assim não pode ignorar, por isso articulamos esforços para explorar o parque de forma sustentável, da melhor maneira possível”, declarou.


O governador conseguiu, com a Petrobras, modificar o projeto e salvar o convênio. Na versão anterior, apenas 40% dos recursos seriam destinados a obras de infraestrura; os outros 60% seriam para convênios terceirizados envolvendo capacitação. O governo atual mudou a concepção do projeto, que agora destina 75% dos recursos para as obras de infraestrutura e os 25% restantes para as atividades na área social – que também incluem cursos.

"Esse estado vivencia um ciclo completamente diferente na questão do turismo. Nós não conseguimos, ao longo do tempo, construir políticas públicas de valorização do nosso destino, principalmente com competitividade. Não se tinha planejamento. Agora, no entanto, conseguimos montar isso”, disse o governador.

O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela decisão de salvar o Vale dos Dinossauros. Segundo ele, por mês, mesmo no estado atual da infraestrutura, mais de dois mil turistas visitam aquele ambiente. "A expectativa é que o vale se transforme em nosso parque dos dinossauros”, comemorou o prefeito.


Prestigiaram a solenidade de apresentação do projeto de revitalização do Vale dos Dinossauros, a primeira-dama do município, Ângela Márcia Cruz, o ex-prefeito João Estrela, o superintendente do Sebrae, Júlio Rafael e a presidente da PBTur, Ruth Avelino. O público lotou o auditório do Núcleo de Treinamento de Professores.

Como será – As melhorias no Parque Estadual Vale dos Dinossauros inclui área de urbanização e estacionamento, inclusive com acessos para pessoas com deficiência; reforma do auditório; construção de novas passarelas, que terão cor combinando com o ambiente, e não mais na cor azul; reconstrução dos quiosques, reforma do museu; recuperação da casa de apoio ao pesquisador; implantação de sete réplicas de dinossauros; e aquisição de móveis e equipamentos, entre outras benfeitorias.

A revitalização do parque inclui ainda ações de capacitação para a população nas áreas de paleontologia e identificação de pegadas de dinossauros, artesanato em fibra de bananeira, cerâmica, réplicas, serigrafia, educação patrimonial, fotografia, arte culinária e educação ambiental, totalizando 170 vagas nos cursos que serão ministrados pela Sudema, Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Iphan, entre outras instituições. A população de Sousa será estimulada a produzir artigos relacionados ao tema dinossauros, a exemplo de bonés, camisetas, chaveiros e outros produtos, que vão gerar renda na região.

Turismo em foco – Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a revitalização do Vale dos Dinossauros é um dos principais projetos do governo Ricardo Coutinho, porque o parque é de extremo interesse turístico e de pesquisa. "Estudiosos do Brasil e do exterior vivem aqui, estudando essas pegadas. O atrativo é considerado uma das maiores concentrações de pegadas de dinossauros da América do Sul”, ressaltou
Robson Marques, 70 anos, cuida do Vale dos Dinossauros há 36 anos. Segundo afirmou, desde 1998 o parque não recebia qualquer restauração. "O projeto de revitalização marca um novo tempo para o turismo desta região”, disse.

O Vale – O Parque Estadual Vale dos Dinossauros tem trilhas em 22 localidades em Sousa, além de outras nos municípios de Antenor Navarro, Aparecida e Brejo das Freiras. Em Sousa, são nove trilhas com pegadas de dinossauros.

No mês passado, um grupo de pesquisadores estrangeiros esteve no local. Esta semana, o grupo retornou – inclusive acampou no local, pernoitando da quinta para esta sexta-feira (27). No grupo, há americanos, africanos, australianos, ingleses e neozelandeses.

secom