terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar: Da "comunidade" para um condomínio sustentável

09/01/12 - 00:00 > IMOVEL RESIDENCIAL

Projeto de recuperação da Serra do Mar recebe novas moradias



Cubatão - O Governo do Estado de São Paulo cumpriu mais uma etapa na transferência de famílias da Serra do Mar para moradias construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Foram entregues, na semana passada, cerca de 784 novas moradias em Cubatão, dando prosseguimento ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. 





Do total, 365 são unidades do Residencial Rubens Lara, conjunto habitacional referência em sustentabilidade; 186 são do Residencial Vila Harmonia (Bolsão 7); e 233 são moradias do Residencial Parque dos Sonhos (Bolsão 9). As 784 novas moradias serão somadas às 1.541 já entregues, totalizando 2.325 famílias já atendidas da Serra do Mar, que receberam imóveis da CDHU.





As moradias são formadas por apartamentos, casas sobrepostas e sobrados, sendo 267 com três dormitórios (sendo 10 unidades de uso misto - aquelas com uma área que pode ser usada para comércio) e 517 com dois dormitórios. Todos os imóveis foram projetados com melhorias do padrão de qualidade da CDHU, como o terceiro dormitório em parte das unidades, azulejos na cozinha e no banheiro, medidor individualizado do consumo de água e gás, piso cerâmico em todos os cômodos, sistema de aquecimento solar para água do chuveiro e pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros. O Residencial Rubens Lara é referência em sustentabilidade e terá 1.840 moradias no total, das quais 500 já foram entregues. 





O condomínio é um empreendimento diferenciado, com vários modelos de moradias e equipamentos sociais, construído em um terreno de aproximadamente 200 mil metros quadrados, desapropriado pelo estado. O espaço terá prédios de cinco e nove andares, casas assobradadas e casas sobrepostas, praças, ciclovia, vagas de garagem, churrasqueira, e quadras poliesportivas.





O Residencial Vila Harmonia contará com 600 residências, das quais 414 já tinham sido entregues. Já o Parque dos Sonhos será composto de 1.154 imóveis, sendo que 163 já foram entregues anteriormente. Os residenciais terão casas, apartamentos e sobrados, área de lazer com quadra poliesportiva e pista de skate, guarita e estacionamento.





Lançado em 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar visa promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas irregulares do parque.