sábado, 28 de janeiro de 2012

Paranaenses apresentam experiências de energia renovável em seminário no Japão


 27/01/12 (18:00)  



Valdecir Galor/SMCS
Curitibaonibushibrido
Ônibus híbrido que circula pelas ruas de Curitiba
O Brasil é a bola da vez e todo o mundo se volta para o país emergente. Exemplo disso é o Japão, cujo Ministério da Indústria e Comércio convidou o governo do Paraná para participar do "Seminário Brasil-Japão para Promoção de Eficiência Energética e Conservação/Capacitação".
O coordenador-geral da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Rui Hara, embarca hoje para o Japão, chefiando uma comitiva formada por 15 integrantes que representam instituições como Copel (Companhia Paranaense de Energia), Itaipu e Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná.
Até o dia 5 de fevereiro, o grupo irá trocar experiências de energia "limpa" com os japoneses, que irão conhecer alguns projetos desenvolvidos com esta tecnologia na cidade brasi-leira como os carros elétricos e ônibus movidos a biodiesel.
"São algumas experiências positivas. Mas é um setor bastante incipiente e nas próximas décadas haverá problemas de energia", contou Rui Hara ao São Paulo Shimbun antes de embarcar para o Japão.