segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Brasil sugere criação de conselho sobre sustentabilidade na ONU

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/dezembro/brasil-sugere-criacao-de-conselho-sobre

por Redação EcoD

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/dezembro/brasil-sugere-criacao-de-conselho-sobre#ixzz1iLAu5S00
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Postado em Economia e Política em 29/12/2011 às 11h05



O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/dezembro/brasil-sugere-criacao-de-conselho-sobre#ixzz1iLBKQVh6
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives


sede da onu, em nova york
Plenário da Assembleia Geral da ONU, na sede das Nações Unidas, em Nova York/Foto: Luke Redmond

Entre as propostas enviadas em novembro pelo governo brasileiro às Nações Unidas, no sentido de estimularem o debate durante a Rio+20, está a criação de um Conselho sobre Desenvolvimento Sustentável, informou na quarta-feira, 28 de dezembro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

“Esperamos ser exitosos na questão da governança e evoluirmos com a proposta de criação de um Conselho sobre Desenvolvimento Sustentável nas Nações Unidas”, adiantou Teixeira à Agência Brasil. Segundo ela, existe atualmente apenas uma comissão, criada em 1992, que não tem a representatividade de um conselho.
Segundo a ministra, os principais desafios da Rio+20 vão envolver questões sobre como reduzir a pobreza e a desigualdade no mundo, a promoção do desenvolvimento com bases mais sustentáveis e como coordenar as políticas públicas do setor. A Rio+20 será realizada no Rio de Janeiro a partir do dia 20 de junho de 2012, duas décadas depois da Rio-92.
“Há uma expectativa muito grande de que os eventos (da Rio+20) não permaneçam somente enquanto eventos, mas tenham um dia seguinte e que aconteçam em bases que melhorem a qualidade de vida, da infraestrutura urbana e da vida nas cidades e de cada cidadão brasileiro” - Izabella Teixeira.
De acordo com a ministra, os “desafios são enormes”, mas há “uma sensação internacional de que é possível sim explorar esse caminho e termos na conferência um êxito em relação ao desenvolvimento sustentável”. Ela ressaltou esperar que a Rio+20 traga resultados e “que o planeta inteiro assuma objetivos sobre desenvolvimento sustentável, estabelecendo metas mensuráveis”.
Em São Paulo, a ministra se reuniu com João Carlos Martins, regente da Orquestra Bachianas, na casa do maestro, em São Paulo. No encontro, ela solicitou ao maestro para que ele componha um tema para a conferência que aborde a “riqueza do planeta e os desafios”. O músico respondeu que o tema está sendo criado e será inspirado na 6ª Sinfonia de Beethoven.
A ministra também convidou Martins para fazer parte da equipe brasileira que está preparando a Rio+20. “Criei uma categoria que chamei de embaixadores ou amigos da Rio+20 (da qual o maestro fará parte), que são pessoas que, por intermédio da cultura, vão ajudar o governo e a sociedade para desenvolver o maior encontro de desenvolvimento sustentável desse século”. O maestro também foi convidado para fazer a contagem regressiva para a conferência, que terá início em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
O encontro contou também com a participação de Denise Hamú, chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) no Brasil.