domingo, 29 de janeiro de 2012

Subprefeituras completam dez anos

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1039823-subprefeituras-completam-dez-anos-com-menos-poder-e-salarios-altos-veja-video.shtml


29/01/2012 - 09h38

Subprefeituras completam dez anos com menos poder e salários altos; veja vídeo

ELVIS PEREIRA
NATÁLIA ZONTA
DE SÃO PAULO


A edição deste domingo (29) da revista sãopaulo traz uma reportagem sobre as 31 subprefeituras da cidade. As unidades, que completam dez anos em 2012, ao longo do tempo, perderam autonomia e funções. Atualmente, elas são responsáveis por serviços de zeladoria nos bairros, como a conservação de vias e a poda de árvores.
íntegra está disponível para assinantes da Folha e do UOL.
Segundo levantamento da reportagem, apesar de terem perdido atribuições, as subprefeituras são caras: em média, 47% do orçamento total de cada uma é destinado para pagar sua própria administração, o que inclui a folha de pagamento.
Rogerio Canella/Folhapress
Passagem na Lapa, que deveria ter sido reformada pela subprefeitura; prefeitura diz que não havia verba para a obra
Passagem na Lapa, que deveria ter sido reformada pela subprefeitura; prefeitura diz que não havia verba para a obra
Em dezembro do ano passado, os subprefeitos receberem um aumento de 193%. O rendimento passou de R$ 6.573 para R$19.294. O número de funcionários também foi de 2 mil, em 2002, para 8.344, no fim de 2011.
O comando das subprefeituras também foi alvo de mudanças na gestão Gilberto Kassab (PSD). Antes chefiadas por vereadores, ex-prefeitos de cidades do interior e candidatos derrotados, agora são lideradas, em sua maioria, por coronéis da reserva da Polícia Militar. Atualmente, apenas uma subprefeitura é comandada por um civil.