sábado, 7 de janeiro de 2012

Eventos nos Parques Municipais de Sorocaba - SP

06/01/2012 |LAZER E RECREAÇÃO


'Aquagito' e 'Férias na Bica' divertem a garotada na próxima semana

A partir de segunda-feira (9), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), dará início a dois cursos de férias nos parques ecológicos da cidade: o "Férias na Bica", no Parque da Biquinha, e o "Aquagito", no Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira". Durante cinco dias, 120 crianças vão aproveitar a programação de lazer e recreação para se divertir e aprender mais sobre o meio ambiente. As atividades são gratuitas e acontecerão até sexta-feira (13).


O objetivo dos cursos é de utilizar o tempo livre das crianças durante as férias escolares para práticas saudáveis, educativas e, ao mesmo tempo, divertidas. O programa visa incentivar aos pequenos participantes a respeitarem o meio ambiente e a refletirem sobre algumas questões, como o consumo consciente e entre outros assuntos.

Aquagito

O "Aquagito" reunirá 40 crianças, de 7 a 12 anos, no Parque da Água Vermelha para trabalhar o tema "Energia e Geração Sustentável". As atividades acontecerão no período da tarde. O curso apresentará de forma lúdica e interativa as principais formas de produção da energia elétrica utilizada no Brasil, bem como os seus benefícios e impactos ambientais. 

O objetivo é a sensibilização quanto ao consumo sustentável da energia, o que inclui a diminuição de seu desperdício e a preferência por produtos que gastem energia de maneira mais eficiente. As atividades serão realizadas por meio de jogos interativos, atividades práticas, batepapo, visita à barragem de Itupararanga, tarefas socioambientais, entre outras.

O parque fica na Rua România, 150, Jardim Europa. Informações pelo telefone 3221.6643. Segue abaixo a programação completa:

Férias na Bica

Já no Parque da Biquinha, 80 crianças, entre 7 e 12 anos, vão participar do II "Férias na Bica" a partir de segunda-feira. Durante as manhãs desses cinco dias, os participantes vão aprender e se divertir com o tema "Sons da Natureza - Que som é esse?". O objetivo é de apresentar, por meio do lúdico, a importância da música na qualidade de vida das pessoas e a sua ligação com os sons da natureza e as diferentes culturas. "A nossa ideia é envolver e sensibilizar as nossas crianças para o respeito com o ambiente e com as diferentes culturas", explica Cristiane Crispim, coordenadora do curso.

Durante toda a semana as crianças, participarão de várias atividades. São palestra sobre o tema, oficina de música, jogos cooperativos e uma saída a campo para uma área verde da região, proporcionando o contato com os sons da natureza. Para o encerramento, as crianças participarão de um Grande Jogo no parque, relacionado ao tema. 

O Parque da Biquinha fica na Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112, Jardim Emília. Informações pelo telefone 3224.1997.

Programação do Aquagito:
Segunda-feira (dia 9) 13h - Chegada, dinâmica de entrosamento e divisão dos grupos.
13h40 - Apresentação do curso: Teatro, grito e bandeira elaborados pelos monitores
14h10 - Trilha no Parque - cada grupo com seu monitor
14h40 - Lanche
15h - Grupos 1 e 2 - Bate Papo sobre Energia e Consumo Consciente
Grupos 3 e 4 - Elaboração da Bandeira do Grupo
15h30 - Grupos 1 e 2 - Elaboração da Bandeira
Grupos 3 e 4 - Bate Papo sobre Energia e Consumo Consciente
16h - Todos os grupos - Finalização da Bandeira
16h30 - Apresentação da Bandeira do grupo, Aquaperguntas, Aqua Protesto e
Entrega da tarefa "Detetives da Natureza" e da "Tarefa Socioambiental"
17h - Breve reunião com os pais e apresentação dos monitores

Terça-feira (dia 10)13h - Chegada dos participantes - Reunião do grupo
13h30 - Bate papo sobre os 5 principais tipos de energia utilizados no Brasil: hidrelétrica, solar, eólica, nuclear e termoelétrica
15h - Lanche
15h30 - Atividade: Mural das Energias
16h - Elaboração do teatro e do grito natural
16h30 - Aquaperguntas, Aqua Protesto, avisos gerais e encerramento

Quarta-feira (dia 11)das 8h às 12h - Visita à Barragem de Itupararanga

Quinta-feira (dia 12)13h - Chegada dos participantes ¿ Reunião do grupo
13h20 - Discussão Detetives da Natureza
13h50 - Oficina de Reciclagem de Papel
14h40 - Oficina Borboleta Violeta
15h10 - Lanche
15h30 - Jogo Ecológico

Sexta-feira (dia 13)13h - Chegada dos participantes - Reunião do grupo
13h20 - Preparação para o teatro
15h - Lanche Comunitário
15h30 - Finalizar os preparativos para o teatro
16h - Apresentação do Teatro, do Grito Natural e do Mural Sustentável
16h40 - Entrega dos certificados e Premiação

Programação do Férias na Bica:
Segunda-feira (dia 9)8h - Chegada dos monitores
8h30 - Abertura e divisão dos grupos
9h30 - Conversa sobre o tema e elaboração do grito
10h - Atividades de integração (jogos cooperativos)
12h - Reunião com os monitores

Terça-feira (dia 10)
8h - Chegada dos monitores
8h30 - Grupos I e II ¿ palestra
Grupos III e IV - ensaio do grito
9h30 - Grupos III e IV - palestra
Grupos I e II - ensaio do grito
10h30 - Apresentação do grito e show de talentos
12h - Reunião com os monitores

Quarta-feira (dia 11)8h - Saída a campo para Fazenda do Zoo SP, em Araçoiaba da Serra, com os grupos "Índios-Vermelho" e "Animais-Verde"
13h30 - Saída a campo para Fazenda do Zoo SP, em Araçoiaba da Serra, com os grupos "Vento-Branco" e "Água-Azul"

Quinta-feira (dia 12)8h - Chegada dos monitores
8h30 - Grupos I e II - Oficina Borboleta Violeta
Grupo III e IV - Arrecadação de tarefa social
9h30 - Grupos III e IV - Oficina Borboleta Violeta
Grupos I e II - Arrecadação de tarefa social
11h - Quem sabe sabe
12h - Reunião com os monitores

Sexta-feira (dia 13)8h - Chegada dos monitores
8h30 - Preparação para o Grande Jogo
9h - O Grande Jogo
11h30 - Encerramento e lanche comunitário
13h - Reunião com monitores.




Parques Municipais de Sorocaba - SP
Parque das Águas - Jd. AbaetéSorocaba conta com mais de 20 parques municipais, sendo sete deles áreas de preservação naturais fechadas, administradas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema): Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Parque Natural dos Esportes "Chico Mendes", Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira", Parque Natural "Ouro Fino", Reserva Florestal "Bráulio Guedes" e Unidade de Preservação "Governador Mário Covas".
Parque Kasato Maru - CampolimOs parques abertos da cidade seguem novo conceito arquitetônico e urbanístico, espaços mais integrados a paisagem urbana, que valorizam os bairros e garantem mais qualidade de vida aos moradores ao oferecer áreas agradáveis de convivência, lazer e prática de atividades físicas.
Os locais diferentes opções para os moradores, como ciclovia, pistas de caminhada, Academia ao Ar Livre, quadras poliesportivas, playground, quadras de areia, anfiteatro ao ar livre, campo de futebol, pista de skate, canchas de malha e bocha; areas verdes com gramado, árvores, arbustos e flores; bancos; sistema de iluminação; lago e espelho d'água; entre outros.
Parque "Maestro Nilson Lombardi" - Jd. Ipiranga

Unidade de Preservação "Governador Mário Covas"





Continuar crescendo com qualidade de vida!
Mega PlantioSem dúvida, este é o principal desafio enfrentado por Sorocaba nos dias de hoje. Nos últimos anos, a cidade vem apresentando um ritmo crescimento acelerado, com índices acima de muitas outras do Brasil. E este desenvolvimento tende a ser ainda maior nos próximos anos, com a vinda de novos investimentos.
CicloviaPara oferecer cada vez mais qualidade de vida à população, a Prefeitura de Sorocaba elaborou seu Planejamento Estratégico com base em dois eixos internacionais de desenvolvimento. Um deles, é o conceito de "Cidade Saudável".
Iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "Cidade Saudável" propõe políticas públicas com vistas à utilização do espaço urbano como promotor de qualidade de vida, tendo como modelo Montreal, no Canadá.
Rio SorocabaPara isso, a Prefeitura vem realizando uma série de investimentos não só na saúde, mas em diversas outras áreas, que contribuem para o bem estar de crianças, jovens, adultos e idosos.



Veja abaixo os projetos que ajudam a fazer de Sorocaba uma Cidade Saudável.
Academia ao Ar Livre