sábado, 28 de janeiro de 2012

Cuidados necessários quando buscar um imóvel ecológico


http://style.greenvana.com/2011/cuidados-necessarios-quando-buscar-um-imovel-ecologico/

De acordo com matéria publicada no site ECOnservar, infelizmente é difícil encontrar uma construção totalmente ecológica, mas é possível encontrar casas com esse potencial. Veja quais são as perguntas certas na hora de procurar a casa ecologicamente correta.
- Procure saber se a casa tem espaço para enterrar uma cisterna de água de chuva. Mesmo que o local não disponha de um sistema de coleta de água pluvial, que pelo menos ofereça condição para instalar um sistema de captação.
- Pesquise se é possível instalar equipamento para captação de energia solar. A conversão da energia solar em eletricidade permite uma boa economia.
- Verifique se há área de escoamento. Se o terreno não tem área para a água da chuva escoar, veja se seria possível criá-la trocando calçadas e acessos por pavimento permeável que ajude a aliviar a rede de esgoto.
- Veja se a iluminação e a ventilação naturais são boas. A ideia é que você gaste o mínimo possível com iluminação artificial durante o dia, já que o sistema natural deve dar conta das necessidades mais básicas.
- Informe-se sobre a existência de ciclovias por perto. Com a finalidade de passear, fazer exercício ou ir ao trabalho, as ciclovias já fazem grande diferença como alternativa aos carros para reduzir o impacto no meio ambiente.
- O jardim deve ter um espaço suficiente para plantar uma horta. Quem segue à risca hábitos sustentáveis e saudáveis planta seus próprios alimentos no jardim de casa.
- Certifique-se de que a rede elétrica do imóvel ecológico é 220V. Como a circulação da corrente elétrica é menor, acaba sendo mais econômica que a de 110V.
- Descubra qual a oferta de serviços básicos. Dê preferência a fazer tudo à pé. Por isso, é interessante que supermercado, farmácia e banco, por exemplo, sejam próximos de onde você mora.