segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

“Chongming Bicycle Park” ou Parque da Bicicleta em Chongming


Designers criam parque para incentivar o uso das bicicletas

Desenvolvido para uma competição da Ecowan, intenção era criar um oásis urbano nas imediações da cidade de Xangai


Divulgação
Parque Sustentável

O Parque será uma forte mensagem para um estilo de vida mais verde e incentivará o maior uso de bicicletas em relação a outros transportes convencionais
São Paulo - A "cidade" espiral é o pontapé inicial do mais novo estúdio de design denominado JDS. O projeto “Chongming Bicycle Park” ou Parque da Bicicleta em Chongming foi desenvolvido para uma competição criada pela Ecowan – site de notícias sobre design sustentável, na tentativa de criar o que pode ser chamado de um oásis urbano nas imediações da cidade de Xangai.
O projeto possui um centro de visitação, uma sala multifunção e um museu de bicicleta. Há também muita grama e verde para apresentar uma bela vista e uma sensação natural. Toda a estrutura é em espiral ascendente e o gradiente suave das rampas torna o lugar uma espaço maravilhoso para caminhadas e ciclismo.
O centro de visitação foi feito como ponto de entrada. Ele também serve como local de informação onde os visitantes podem saber sobre tudo e também pedir esclarecimentos. Este espaço foi construído para funcionar como um símbolo do Parque e, portanto, está posicionado logo no início. Ao mesmo tempo, representa a relação entre o esporte, a consciência social, a tecnologia, a evolução do ciclismo e lazer.
A principal atração, no entanto, será o museu da bicicleta; concebido para servir como uma dupla hélice. Assim, pode-se pedalar para cima e descer as espirais, enquanto admira as bicicletas expostas. Todo o local será definitivamente uma forte mensagem para um estilo de vida mais verde e incentivará o maior uso de bicicletas em relação a outros transportes convencionais, que utiliza combustíveis fósseis.