terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Casa sustentável a partir de garrafas plásticas


Casal de idosos constrói casa sustentável a partir de garrafas plásticas


Postado em 03/01/2012 às 13h28

O casal salvadorenho Maria Ponce, 78, e Prudencio Amaya, de 102 anos, construíram juntos uma casa com garrafas de plástico recicladas. | Imagem: Luis Romero / AP

Existem várias maneiras pelas quais podemos ajudar o meio ambiente. Uma das formas mais poderosas é a reciclagem de resíduos de produtos. No entanto, a reciclagem não significa sempre uma atividade “séria” de ir e limpar todo o lixo. Esta pode ser uma tarefa simples e divertida.
O casal salvadorenho Maria Ponce, 78, e Prudencio Amaya, de 102 anos, construíram juntos uma casa com garrafas de plástico recicladas.
Esta moradia sustentável, apelidada de “La Casita Encantada”, localizada perto de El Transito, em El Salvador, atrai muitos turistas que gostam de ver a criatividade do casal e apreciar seus esforços. A construção é pequena, porém bastante confortável. A casa foi decorada com pinturas coloridas e outros pequenos itens.
Maria, que não tinha dinheiro para construir uma casa tradicional, disse que um sonho em 2005 revelou a ela a forma de uma casa a partir de garrafas plásticas. A construção levou cerca de três meses.
Ela e seu companheiro sobrevivem com aproximadamente dez dólares por semana, provenientes de uma safra de milho e doações de turistas que viajam para ver "La Casita Encantada".
Embora a razão por trás da construção com garrafas tenha sido a escassez de dinheiro, a reutilização deste material ajudou a não descartar grande quantidade de resíduos plásticos. Assim, a reciclagem serviu com um propósito duplo. Com informações do EcoFriend