domingo, 29 de janeiro de 2012

Carnaval Ecológico de Chapada dos Guimarães - Festival Carnaxapz com banheiros secos!

Festival Carnaxapz


Acampamento Ecológico de Chapada dos Guimarães acontece entre os dias 17 e 22/02 e celebra a vida com música, dança, palestras etc


Ariane Laura
Da Redação



Para quem quer fugir da folia, das micaretas e dos blocos carnavalescos e prefere o contato com a natureza, uma alternativa é o Acampamento Ecológico de Chapada dos Guimarães (Carnaxapz). O festival, que acontece entre os dias 17 e 22 de fevereiro, é uma celebração a vida regado com muita música, dança, palestras e apresentações culturais em meio a natura, no Vale da Bocaina, próximo a pousada dos Ipês, em Chapada dos Guimarães. 

Em sua quinta edição, o tema do evento será a Nova Era Paralela, que preconiza e valoriza uma relação de mais compreensão entre as pessoas. Para este ano, o núcleo Tranceculture, responsável pela organização do festival, promete criar um ambiente inesquecível para que cada participante aproveite o momento para desfrutar o feriado de carnaval de uma forma diferente. 

A programação do evento conta com palestras sobre temas de cunho ambiental, turístico e social. Entre as apresentações já confirmadas temos artistas locais como a banda de reggae Negramina, o grupo de percussão Batuquenauá, as bandas de rock Branco ou Tinto e Engenho de Dentro, além dos DJs Biancardi, que traz o projeto Cocho mágico (viola de cocho com música eletrônica), DJ Alexandre Zanella (Rondonópolis), DJ Sena (Rondonópolis), DJ Frico (Cuiabá), entre outros. 

A expectativa é de que neste ano recebamos um público recorde, pelo reconhecimento que o festival adquiriu ao longo dos anos. Para esta edição, parceiras de peso com gravadoras e produtoras foram firmadas, entre elas a Vagalume Records, que organiza o festival Universo Paralelo, a ZN Produções (Goiânia), responsável pelos festivais Terra Mundi e EarthDance, e produtora Gota Picante. Graças a essas parcerias o evento contará com artistas nacionais e internacionais. Paralelamente, serão realizadas ao longo do evento várias ações que envolvem o bem estar e a responsabilidade ambiental. 

“A ideia é realizar um festival multicultural, abrir as portas para artistas locais, nacionais e internacionais. Porém, não é só festa e diversão. O diferencial do festival é uma particularidade importante: a conscientização ambiental. A proposta do festival é unir o homem, a cultura e a práticas sustentáveis em defesa do meio ambiente. Antes e após o evento, o espaço será estruturado com algumas melhorias feitas para criar a estrutura antes mesmo do próprio festival, como chuveiros, banheiros secos, hortas orgânicas, composteiras, entre outras”, afirma Daniel Rosa, que faz parte da organização do evento. 

O festival pretende alavancar o mercado turístico e artístico do estado; estimular o mercado proporcionando uma maior movimentação por meio do turismo de evento, criando novos produtos, novos investimentos, e a geração de empregos; fomentar a cultura de eventos na cidade, promovendo e valorizando o turismo e a música regional e divulgar o trabalho a nível internacional dos parceiros e dos apoiadores. Mais informações pelos telefones 30540222 ou 99842056. 

HISTÓRICO 

Há exatos cinco anos, um grupo de jovens amigos com ideias e pensamentos em comum resolveu colocar em prática aqueles sonhos que compartilhavam juntos. Nasceu ali o núcleo Tranceculture, uma grande família do tempo presente que busca, cada vez mais, agregar novos valores, expressões e visões de um futuro coletivo consciente que almeja a harmonia e respeito - com os próximos e o meio ambiente que nos rodeia. 

Naquele mesmo ano, como resultado dos esforços coletivos de cada um, foi realizado o Carnaval Ecológico de Chapada dos Guimarães (Carnaxapz) e, desde então, ano após ano, o evento vem crescendo, inserindo a cidade no roteiro dos grandes festivais de cultura alternativa do Brasil, atraindo aventureiros de toda parte.